Na última terça-feira (17), o vereador Jardiel Alarcon (PSD) retornou à Câmara Municipal após período como titular da pasta Secretaria Municipal de Educação e Cultura - Seduc. A volta aconteceu e o parlamentar vai concorrer à reeleição na eleição municipal de outubro.  A exoneração foi publicada no Diário Oficial da última segunda-feira (16) [ ver aqui ].

Com o retorno do parlamentar, sai o suplente Wilson Pereira de Cristo - Ego da Cajá, após 22 meses legislando. Na secretaria de educação, assume Edileide Dormundo. 

Já na tribuna, Jardiel falou de sua caminhada política, de suas ações na secretaria e de seu retorno a o legislativo [ ver aqui ] aos 26,5 minutos.

No último dia de sua gestão a frente da Seduc, o secretário concedeu uma entrevia ao RL News

Veja o na íntegra!
1 - O que o motivou ter aceitado o cargo de secretário de educação naquele momento?

Primeiro como professor efetivo da rede a mais de dez anos, sempre sonhei em ser secretário de educação do meu município. Segundo, fiquei com a difícil decisão, entre ficar contra o prefeito e cortar relações políticas com a situação e votar contra minha categoria. Como não faria nem um e nem outro, aceitei o desafio, até então, mais difícil de minha vida.

2 - Quais foram os desafios que o senhor encontrou?

No início, resistência por parte da categoria, mas, entendi que nesse momento isso era inevitável. Muitas escolas ainda sem nenhuma estrutura física adequada, principalmente na zona rural. Processo de reordenamento da rede e, por fim a missão de trazer boa parte dos alunos que evadiram da rede municipal devido as dificuldades enfrentadas na gestão anterior no município.

3 - Cite alguns pontos relevantes  em sua gestão.

Um dos mais relevantes foi o cumprimento de algumas das metas do PME, entre elas a disponibilidade de coordenadores em quase todas as escolas, criação do núcleo de coordenação da educação especial, regularização de parte das APMs das escolas, anteriormente, travadas por falta de prestação de contas da gestão municipal anterior. Houve também a implantação da gestão compartilhada entre o município e a polícia militar no Colégio Dr. Luiz Coelho, além de um olhar diferenciado e acolhedor também ao pessoal de apoio das escolas.

Participei ativamente da retomada do diálogo e discussão de direitos entre a gestão municipal e o sindicato da categoria (APLB), como também das discussões que culminaram no reconhecimento de nível dos professores que não tinham esse direito reconhecido e do reajuste do piso em defasagem 2018 e 2019.

4 - O que senhor não conseguiu fazer ou não teve tempo para executar?

Criação dos referenciais curriculares do município, implantação da regularização de fluxo para os alunos em distorção idade/série (em andamento).

5 - Qual a mensagem que o senhoir deixa a classe educacional: professores e demais servidores

Estamos no caminho certo. O sucesso na educação depende de continuidade do projeto pedagógico, diálogo, empenho e participação de todos.  Parabéns pelo comprometimento e obrigado por tudo que vivemos!

6 - Ao assumir sua cadeira na Câmara, que pretende dizer aos seus eleitores de baixa grande e Inhambupe (sede)?

Que nunca estive ausente! Apesar de assumir outra função, sempre me coloquei à disposição. Em nenhum momento deixei de lutar, buscar melhorias e representar minha comunidade e o município. Sempre fui contínuo e serei o mesmo homem, humilde, determinado e disposto a servir ao povo.

7 - Fale de sua caminhada junto a gestão municipal e se pretende ser o líder do governo ao voltar a Câmara.

Desde que aceitei ser candidato em 2016, fui coerente com o líder do grupo. Hoje  prefeito, Nena, a quem tenho respeito e admiração, estou firme com o governo pelo bem do município. Quanto à liderança do governo na câmara, deixarei o gestor decidir. Porém, estarei sempre disposto a somar e aceitar qualquer desafio que seja para o bem de Inhambupe.

Faça suas considerações finais à população

Me tornei vereador com o lema: A MUDANÇA COMEÇA PELA EDUCAÇÃO. Uma bandeira que defendo a mais de dez anos. Enfrentei o desafio de coordenar a educação deste município com muita honra. Cumpri essa missão com determinação e respeito a todos. Retorno à câmara bem mais preparado e capacitado pra representar a nossa população. Portanto, sinto-me confiante e disposto a continuar lutando por uma Inhambupe cada vez melhor. Dessa forma, apresento-me mais uma vez como pré- candidato e, se for da vontade dos munícipes, estarei mais uma vez empenhado em lutar pelo desenvolvimento de nossa terra. Abraço a todos!

Leia mais notícias em  RL News e siga nossa página no FacebookTwitterInstagram e Rss
RL News, você vê primeiro aqui! Foto 1º plano/David Gouveia

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem