Com o objetivo de fortalecer os Conselhos Municipais de Educação e discutir o papel dos mesmos na garantia do direito à educação, o Ministério Público estadual e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) promoveram nos dia 22 e 23 de maio,  o I Seminário Estadual do Projeto Saber Melhor, na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT). No mesmo período acontece também o XX Encontro Estadual da UNCME Bahia. O encontro reúne promotores de Justiça, professores, conselheiros municipais de educação, conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), representantes dos Fóruns Municipais de Educação e da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

“O projeto Saber Melhor foi concebido no âmbito de outro projeto estratégico do MP – ‘Saúde + Educação: Transformando o Novo Milênio’ e sua importância reside na formação dos conselheiros municipais de educação”, destacou o promotor de Justiça Valmiro Macedo, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Ceduc). 

Em pauta esteve em debate os temas ‘A Base Nacional Comum Curricular e a parte diversificada do currículo: normatização e implementação para a garantia da qualidade social da educação’, e ‘Sistema Nacional de Educação, Sistemas Estaduais e Sistemas Municipais de Educação: articulações necessárias para a garantia do direito à educação’.

A coordenadora da UNCME Bahia, Gilvânia Nascimento, agradeceu a parceria do MP, “fundamental para que o direito à educação se efetive no Estado”.  Ela destacou ainda que mais de 200 municípios da Bahia se inscreveram no evento, “o que demonstra o tamanho do nosso desafio para a formação dos conselheiros municipais”.[Informações do MP/Ba]

Inhambupe
O município de Inhambupe se fez presente através do Conselho Municipal de Educação. Os Conselheiros Ronaldo Leite e Isabel Nunes participaram do encontro.

“conversamos com a Coordenadora da UNCME para viabilizar uma capacitação em Inhambupe. Esperamos ter apoio do poder público para, logo em breve, realizar este momento, disse Ronaldo Leite, Presidente do CME/Inhambupe.

Leia mais notícias em  RL News e siga nossa página no Facebook e Twitter 
RL News, você vê primeiro aqui!
Fotos Undime / Magno Bastos

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem