Por Ronaldo Leite - Desde que iniciada a epidemia do novo coronavírus, nomeado de covid-19, muitas fake news estão surgindo, principalmente nas redes sociais. Os boatos se espalham e causam pânico entre as pessoas, mesmo que os esforços governamentais no Exterior e no Brasil sejam de cautela para qualquer sinal de infectados.

Neste sábado (25), o município de Inhambupe foi vitima de Fake News pela quarta vez quanto a epidemia do covid-19. Veja a 3ª vez aqui


02 (dois) áudios estão sendo compartilhados em redes sociais sobre o caso do Sr. que encontra-se internado no Hospital Santo Antônio, pertencente às obras sociais Irmã Dulce.

É crime contra a saúde pública, previsto no artigo 268 cp, a infração de qualquer medida sanitária preventiva de doenças contagiosas. O infrator pode ser punido com detenção de 1 mês a 1 ano, e multa.

O Decreto Municipal nº 54/2020 [ ver aqui  ] que dispõe sobre medidas para combater o covid-19 deixa claro que divulgar notícias falsas cabe punições.

servidores e empregados da esfera municipal, bem como cidadãos que divulgarem notícias falsas para a população serão devidamente responsabilizados e processados”, diz o artigo

Neste domingo (26) a Secretaria Municipal de Saúde – Sesau divulgou uma nota. Leia na a integra:

A Prefeitura de Inhambupe, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público prestar esclarecimento sobre o conteúdo de 2 (dois) áudios que estão sendo compartilhados em redes sociais sobre o caso do Sr. que encontra-se internado no Hospital Santo Antônio, pertencente às obras sociais Irmã Dulce.

O conteúdo relata informações MENTIROSAS sobre o familiar do paciente. O idoso está internado há 8 meses, sendo que, a última visita realizada por um dos seus filhos ocorreu em fevereiro de 2020, período este em que não existiam casos confirmados de infecção por Covid-19 no hospital (o surgimento dos casos aconteceu no início do mês de abril).

Diante disso, chamamos a atenção das pessoas para não divulgarem informações com conteúdos não oficiais, pois isso gera pânico à população e expõe as pessoas de forma irresponsável e desnecessária.

A Vigilância Epidemiológica do município vem mantendo contato com familiares do paciente constantemente para poder acompanhar informações sobre a evolução clínica, uma vez que, o hospital apenas disponibiliza o boletim sobre o estado clínico dos pacientes aos números de telefone cadastrados na instituição. Segundo informações de um familiar, o idoso encontra-se estável, sem risco de morte pelo Covid-19. Colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos.

Leia mais notícias em  RL News e siga nossa página no FacebookTwitterInstagram e Rss
RL News, você vê primeiro aqui! 

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem