A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Inhambupe emitiu neste sábado, dia 21, uma nota recomendando o horário de fechamento do comércio por tempo indeterminado e procedimentos que devem ser adotados diante do cenário atual. A medida visa combater a pandemia de coronavírus.

Em nota, a CDL aponta que a decisão se baseia nas recomendações do Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Ministério da Saúde (MS).


CORONAVÍRUS: RECOMENDAÇÕES DA CDL INHAMBUPE PARA  ENFRENTAMENTO DA COVID-19


Em virtude do avanço da Coronavírus no Brasil e na Bahia, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Inhambupe-BA, com base nas diretrizes da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulga as seguintes recomendações em relação aos procedimentos que devem ser adotados pelos seus associados, comerciantes e profissionais liberais em geral:

1)       Atendimento ao Público


1.1.) A CDL Inhambupe recomenda que o comércio em geral limite o seu funcionamento ao horário das 08h às 16h, de segunda-feira a sábado, por prazo indeterminado, com exceção de farmácias; supermercados e atacados; postos de combustíveis; padarias, delicatesses e similares; distribuidoras de gás de cozinha e água; e clínicas médicas e demais estabelecimentos de saúde.

1.2.) Em suas áreas de atendimento ao público, os lojistas devem disponibilizar álcool gel aos seus clientes (ou, na falta deste, álcool etílico hidratado em recipiente seguro), e que a frequência de limpeza de pisos, corrimãos, maçanetas e banheiros seja feita com álcool 70% ou solução de água sanitária.

1.3.) O atendimento presencial deve ser feito a uma distância de, pelo menos, 01 (um) metro entre os clientes, limitando o acesso destes a 10 (dez) de cada vez, em regime de rodízio, podendo essa quantidade ser aumentada proporcionalmente à dimensão do espaço físico da loja, assegurada a distância mínima.

1.4.) Recomenda-se a ida, aos estabelecimentos, de apenas 01 (uma) pessoa por família, e que se evite a saída de idosos e da população do grupo de risco (hipertensos, diabéticos, fumantes, asmáticos, pessoas com insuficiência renal, etc.), evitando-se, também, levar crianças às compras.

1.5.) Os lojistas devem estimular a realização de compras à distância (on line), através de aplicativo próprio, Whatsapp ou contato telefônico, garantindo a entrega domiciliar dos produtos e o pagamento por meios eletrônicos, que devem ser priorizados, como cartão de débito/crédito e/ou transação bancária via aplicativo.

1.6.) Os atendimentos ao público não consumidor, visitas fora do ambiente de trabalho e reuniões com colaboradores, devem ser substituídos por contatos por meios digitais (videoconferências, Whatsapp, Instagram, Skype, e-mail’s, etc.).

2)       Colaboradores


2.1.) Recomenda-se que os colaboradores dos estabelecimentos comerciais usem máscaras e luvas.

2.2.) Os colaboradores que pertencem ao grupo de risco devem, se possível, ser orientados a realizar suas atividades em casa.

2.3.) Devem ter utensílios individuais (copos, xícaras, talheres, etc.).

2.4.) Todos os colaboradores com suspeita de vírus devem imediatamente ficar em isolamento em suas residências.

3)       Eventos e reuniões


3.1.) A CDL Inhambupe orienta aos associados, comerciantes e profissionais liberais que evitem reuniões e eventos presenciais, recomendando que as agendas do mês de março sejam canceladas.

3.2.) No lugar dos encontros presenciais, a orientação é dar preferência às videoconferências e às chamadas telefônicas.

4)       Ministério da Saúde


A CDL Inhambupe segue as orientações do Ministério da Saúde (MS). O Órgão desenvolveu aplicativos com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto.

Os aplicativos estão disponíveis para usuários dos sistemas operacionais iOS e Android: 

iOS: https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382

Android: 
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes&hl=pt_BR

Com o objetivo de alertar e esclarecer a população sobre as Fake News que começaram a ser disseminadas sobre o tema, a pasta disponibilizou um número de WhatsApp para envio de mensagens da população para apuração por parte das áreas técnicas do Ministério da Saúde.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede. O número é (61) 99289-4640.

Essas recomendações podem ser alteradas a qualquer tempo.

Mais do que um desafio, o Coronavírus pode ser a oportunidade de unir o Brasil em torno de uma causa comum. Aproveitemos!

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