O deputado Osni Cardoso Lula da Silva (PT) apresentou indicação, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), solicitando intervenção do Estado para recuperação e reestruturação da BA-233 entre os municípios de Inhambupe e Sátiro Dias. “Jovens das zonas rurais enfrentam quilômetros de estradas para ter acesso a uma educação de qualidade, bem como famílias têm encontrado dificuldades devido às condições das estradas para trafegar entre as cidades que compõe a BA-233”, justificou o parlamentar.

A agricultura e a pecuária são as áreas mais relevantes para a economia dos dois municípios citados na indicação. Com isso, a principal rota de trafegabilidade e escoamento da produção perpassa pela rodovia que, segundo o parlamentar, não está em boas condições.

“Na grande maioria das vezes, o primeiro caminho a ser seguido no escoamento de uma safra agrícola é por uma estrada de terra ou estrada vicinal. Por esse motivo, tais vias apresentam grande importância para a economia brasileira”, disse o deputado.

No documento, Osni explicou ainda que, segundo o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), as estradas vicinais em boas condições de conservação apresentam superfície de rolamento com satisfatória trafegabilidade, o que representa redução dos custos operacionais dos veículos. Tal redução incide diretamente nos custos finais dos produtos transportados.

“Além da importância econômica, as estradas vicinais proporcionam acesso às áreas rurais mais restritas e permite que a população exerça seu direito de ir e vir, conseguindo assim desfrutar de serviços de saúde, educação, lazer e do comércio de centros urbanos maiores”, concluiu o parlamentar. alba/Foto reprodução/Internet

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem