Por Ronaldo Leite / RL News - No último dia 29 de dezembro, data que se comemora o dia municipal da capoeira de Inhambupe e, três grupos se apresentaram na Praça Cônego Maximiano.

Escola de Capoeira Expansionismo do Contramestre Alfinete, Gavião Dourado do Mestre Gavião, Cordão de Ouro do Mestre Papel e participação do Mestre Caipora, fizeram apresentação  desta arte secular.

Originada no século XVII, em pleno período escravista, a capoeira desenvolveu-se como forma de sociabilidade e solidariedade entre os africanos escravizados, estratégia para lidarem com o controle e a violência. [cultura.gov.br].


A iniciativa do dia da Capoeira  e da indicação que a mesma se tornasse patrimônio cultural é do vereador José Uelson (PR), que destacou o crescimento do esporte e a importância da capoeira como uma das maiores expressões culturais afro-brasileiras.


Câmara Municipal de Inhambupe já havia aprovado em dezembro/2014, em única sessão, que o dia 29 de dezembro ficaria instituído  “Dia Municipal da Capoeira”

É preciso que o poder público apoie as ações culturais da cidade!

Leia mais notícias em  RL News e siga nossa página no FacebookTwitter e G+
RL News, você vê primeiro aqui! / Informações e fotos do Eduardo Castro.



Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem