Por Ronaldo Leite / RL News - Inhambupe mais uma vez faz jus a poucos dos seus trechos do hino municipal. “ Ninho de gênio”, frase celebre do autor Antônio Batista Xavier.

Uma cidade secular que guarda histórias que se perderam no tempo e muitas esquecidas ou não valorizadas pelo seu povo e pelo poder público.

João Pereira, ainda criança, deixou Inhambupe com sua família na década de 30, fugindo da seca que atingia o sertão, para fazer historia no extremo sul da Bahia, escrevendo seu nome na fundação do município de Itabela.

Sertanejos de Inhambupe - fixaram-se em uma propriedade de 18 alqueires. Outros imigrantes chegaram depois, instalando-se nas áreas vizinhas. 

Com o aumento acelerado da povoação, João Pereira dividiu parte de suas terras em lotes e distribuiu à população. E o povoado expandiu-se! 

Sr. João tinha uma venda, onde os tropeiros que transitavam pela região paravam para descansar e verificar numa tabela, ali existente, as distâncias para outras localidades. Por esse motivo o proprietário passou a ser conhecido por João da Tabela e o local de Tabela. 

Assistiu a cidade crescer, principalmente com a construção da BR-101, que impulsionou a vinda de migrantes, principalmente capixabas. “Ele tinha o sonho de ver a cidade grande e desenvolvida. Vivia para servir as pessoas e não pleiteava riqueza”, relembrou Dino Pereira, filho de João, eleito prefeito do município em 2001.
Rua João Pereira
O município de Itabela – Pedra Bela, em tupi-guarani – foi emancipado politicamente em 13 de junho de 1989, pelo então governador da Bahia Waldir Pires, pela Lei Estadual nº 5.000, deixando de ser distrito de Porto Seguro.

João Pereira ainda teve papel importante também na carreira política. Foi eleito vereador em 1974 e participou ativamente da emancipação de Itabela, em 1989. ”Ele foi o motor de propulsão da cidade. Participou da fundação, condução e emancipação”, avaliou o Dino Pereira.

O município possui hoje, um pouco mais de 33 mil habitante. Tem como sua economia principal a agricultura, café, mamão, maracujá entre outras culturas. A carne bovina e o leite também faz parte da sobre vida do município.
Prefeito de Itabela
O município que possuem um distrito (Monte  Pascoal) um povoado (São João do Monte) teve como seu primeiro prefeito em 1990, o saudoso Ivo Manzoli, e como atual Gestor, Luciano Fancisqueto.

O fundador de Itabela morreu aos 76 anos de acidente vascular cerebral (AVC), em 2001.

Leia mais notícias em  RL News e siga nossa página no FacebookTwitter e G+
RL News, você vê primeiro aqui
                                                                      

[Informações e pesquisas no bahiadiaadiawikipedia/Itabelaitabela.net.br, girodenoticias]
Fotos google Maps  - Foto acima de João Pereira, que é considerado fundador e o principal contribuinte para o desenvolvimento de Itabela, do bahiadiaadia.com

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem