Neste domingo (20) acontecerá na cidade de Inhambupe, localizada no Agreste baiano, a 156 Km de Salvador, mais um edição da tradicional Lavagem da Igreja, evento popular de rua que a cada ano atrai milhares de foliões de municípios da região.
Existente desde o início da primeira metade do século passado, a Lavagem da Igreja de Inhambupe começou como uma comemoração estritamente religiosa e que antecedia às homenagens ao dia da padroeira da cidade, e também de Salvador, Nossa Senhora da Conceição, em 08 de dezembro.

Tudo teria começado como uma brincadeira entre fiéis e populares responsáveis pela ornamentação, reparo e lavagem da parte interna e das escadarias da Igreja matriz da paróquia, que, segundo o IBGE, possui mais de 300 anos de edificação. Ao final dos trabalhos, os colaboradores passaram a se banhar, em virtude do forte calor na Cidade, com a água que utilizavam para fazer a limpeza do prédio, que, não raras vezes, chegava em grandes baldes a bordo de carroças puxadas por tração animal.

A folia deu tão certo que aquela simples e descontraída brincadeira entre um grupo pequeno de pessoas acabou tomando proporções ainda maiores e se modernizou com o passar dos anos.

Hoje, o evento, batizado oficialmente de “Lavagem de Igreja”, utiliza carros-pipa cedidos pelas brigadas de prevenção e combate a incêndios de empresas de plantio de eucalipto em Inhambupe, com sofisticado sistema de jato de impulsão de água que é liberada entre os foliões do evento, que se refrescam em meio ao som dos trios elétricos, sol forte e muita bebida.

Neste ano, a festa contará com inúmeros blocos fechados que desfilarão, desde a manhã do domingo, pelo circuito do evento com trios elétricos e bandas puxadas por artistas famosos no cenário da música baiana. Antes mesmo do início oficial do evento, alguns blocos já planejam ensaios e encontros com os foliões em bares e outros espaços, como forma de “esquentar” ainda mais a curtição entre a galera jovem que lota ano a ano as cordas dos blocos.

A Lavagem da Igreja é a mais importante festa popular de rua de Inhambupe, superando atualmente, em termos de tradição, o São João e a micareta, a qual não é comemorada há anos na Cidade, por falta de aporte financeiro do poder público.|Reportagem elaborada pelo Blog Ronaldo Leite por sugestão de Diego Brandão.
Fotos via whatsap e do google

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem