A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar, nessa segunda e terça-feira (dias 21 e 22) o 1º Mutirão de Combate ao Glaucoma de Inhambupe, que acontece na sede do município. A iniciativa objetiva identificar e oferecer tratamento a pessoas com mais de 50 anos que sejam hipertensos, diabéticos, míopes, monoculares (têm apenas um olho) e que possuam caso de glaucoma na família, doença que pode levar à cegueira.

De acordo com a secretária Wilma Vergasta, deverão ser atendidas cerca de 300 pessoas por dia na unidade móvel que será instalada em frente à Secretaria de Saúde, a partir das 8h. Para ter direito à consulta, os interessados deverão procurar os agentes ou os postos de saúde do município e efetuar o cadastro. Para ser atendido o paciente deverá levar cópias (Xerox) da carteira de identidade, comprovante de endereço e cartão do SUS.

Wilma explica que o glaucoma – doença caracterizada pelo aumento da pressão intra-ocular que pode ocasionar lesão definitiva ao olho se não for tratado – pode ser controlado com uso de medicação, para evitar sua progressão, e com exames periódicos e uso contínuo de medicação (colírio) caso seja necessário. Ela ressalta ainda, que graças ao Secretário Estadual de Saúde, dr. Fabio Vilas-Boas e ao superintendente da SAIAS, Mateus Simões, a unidade móvel vai estar em Inhambupe atendendo um pedido da secretaria de Saúde do município.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o glaucoma é a principal causa da cegueira irreversível, atingindo cerca de 65 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo. A doença é caracterizada como uma lesão progressiva dos nervos óticos, responsáveis por levar os impulsos luminosos ao cérebro.


Em um primeiro momento, a pessoa percebe o começo da perda da visão lateral e, em um segundo momento, manchas podem se formar na parte frontal do olho. Em seguida, as manchas nos olhos podem aumentar, desencadeando o último estágio da doença, que pode culminar na perda total da visão. Informações da Ascom / Inhambupe

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem