Até o final deste mês deste setembro, 109 municípios da Bahia irão iniciar o cadastramento biométrico – impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada – de seus eleitores, de acordo com informações do tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). A coleta dos dados ocorrerá à medida que os eleitores procurarem o atendimento da Justiça Eleitoral para realizar algum serviço.

A Justiça Eleitoral baiana já recadastrou biometricamente cerca de 600 mil eleitores. Em 2009 a cidade de Pojuca foi o projeto-piloto e no biênio de 2013 e 2014, outros 29 municípios fizeram a revisão biométrica. As cidades de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista iniciaram o procedimento ordinário no final de 2014. Alagoinhas, Jaguaquara, Itagibá, São Francisco e outras 9 cidades já estão em processo de revisão do eleitorado com biometria.

Sátiro Dias, Aporá estão na lista. Inhambupe que tem mais de 40 mil habitantes e mais de 20 mil eleitores está se preparando para este novo método eleitoral. Assim que o Cartório Eleitoral confirmar, o blog Ronaldo Leite passará todas as informações.

Biometria é um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas). É atualmente bastante utilizado como base para sistemas de identificação. O uso de ferramentas biométricas proporciona aos sistemas de segurança total confiabilidade.

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem