Seis cidades baianas terão 375 novas vagas para alunos de medicina em instituições particulares. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10), pelos ministérios da Educação e da Saúde, em coletiva de imprensa.

As cidades da Bahia selecionadas para as novas vagas são em Alagoinhas, Eunapolis, Guanabi, Itabuna, Jacobina, e Juazeiro. Dez por cento das vagas devem ser concedidas com bolsas voltadas para estudantes de baixa renda.

A medida faz parte do programa  Mais Médicos e tem o objetivo de garantir atendimento a 36 municípios em todo o país considerados prioritários pelo governo.

As cidades foram selecionadas em setembro do ano passado. Todas elas têm pelo menos 70 mil habitantes e não ofereciam a formação médica, segundo informou o governo.


A abertura dos cursos entra na meta do governo federal de criar 11,5 mil novas vagas em cursos de medicina em todo o Brasil, incluindo instituições de ensino superior públicas e privadas.

A previsão é que as 2.290 vagas sejam abertas pelas instituições de ensino em um período de entre três e 18 meses, seGoverno autoriza 2.290 mil vagas de medicina em faculdades privadasgundo o MEC.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou que, com as 2.290 vagas anunciadas nesta sexta-feira, o governo totaliza cerca de 7.600 novas vagas de graduação em medicina no Brasil até 2016.

As instituições que não foram contempladas na lista anunciada pelo governo poderão entrar com recurso contra a decisão. O resultado final, considerando os recursos, sairá em 28 de agosto.

Requisitos para municípios
Os municípios beneficiados pelo projeto tiveram que atender a uma série de caracaterísticas, como a existência de pelo menos cinco leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) por aluno, de equipes de atenção básica que comportem três alunos, a presença de leitos de emergência ou pronto-socorro e hospitais de ensino com mais de 100 leitos. |g1 - Foto da internet

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem