Morreu na manhã desta quinta-feira, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o ex-ministro baiano Rodolpho Tourinho Neto aos 73 anos. Ele estava internado na unidade médica desde o final do mês novembro. A causa da morte não foi divulgada.

Rodolpho Tourinho Neto foi senador pelo estado da Bahia (2003-2007) e ministro de Minas e Energia (1999-2001) no governo Fernando Henrique, quando também exerceu a presidência dos Conselhos de Administração da Petrobras, Petrobras Distribuidora e Eletrobrás.

Em nota, a presidente Dilma Rousseff lamentou o falecimento:
"Soube agora da morte do ex-ministro Rodolpho Tourinho, um homem público com elevado compromisso com o seu país e o seu povo. Manifesto meu pesar à família dele, aos amigos e ao povo baiano", escreveu.

No setor privado, Tourinho foi vice-presidente do Banco Econômico, diretor da Construtora OAS e gerente-geral da Bahema. Foi ainda presidente-executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon) e membro do Conselho Superior Estratégico e do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).


Desde junho de 2014, ele era ainda presidente-executivo da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), onde defendia uma maior participação do capital privado – tanto nos investimentos quanto nos financiamentos – para aumentar o volume de investimentos em infraestrutura.

O político deixa mulher, quatro filhos e netos. | oglobo |O Globo/8-10-2001

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem