Com exceção do Bahia Pesquisa e Estatística (Bapesp), também conhecido como DataNilo, em referência ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), todos os institutos de pesquisa que avaliam o cenário eleitoral baiano mostram equilíbrio entre seus números e desde o período pré-eleitoral, o ex-governador Paulo Souto, do DEM, está à frente.

Pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), encomendada pelo site Bahia Notícias e divulgada nesta sexta-feira (15), mostra Paulo Souto eleito no primeiro turno, com 47% das intenções de voto do baiano, na modalidade estimulada, quando o entrevistador apresenta os nomes dos candidatos.

Novidade, em comparação com levantamento do Ibope há duas semanas, é a subida de Rui Costa (PT). Ele aparece com 14% das intenções e supera a senadora Lídice da Mata, do PSB, que tem 9%. Na pesquisa Ibope, Lídice tinha 13% e Rui tinha 8%. Paulo Souto liderou com 42%.

Ainda na pesquisa Ipespe, o candidato Da Luz (PRTB) é opção para 2% dos 1.800 baianos entrevistados, enquanto Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) são citados por 1% dos pesquisados. O número de pessoas que não sabem ou não responderam chega a 13% dos entrevistados, mesmo percentual dos que indicaram votar branco ou nulo.

E na modalidade espontânea, quando não são apresentados os candidatos, Paulo Souto também está à frente. O democrata aparece com 20% das intenções de voto e Rui Costa vem em seguida, com 7%. Lídice da Mata pontua 3%.


Segundo a pesquisa, 55% dos entrevistados não souberam ou não responderam em quem votariam para governador na pesquisa espontânea e brancos e nulos somaram 11%.

Margem de confiança da pesquisa registrada sob protocolo nº BA-00009/2014 é de 95%. Foram entrevistadas 1.800 pessoas em 75 municípios baianos, entre os dias 8 e 12 de agosto, e a margem de erro é de 2,6% para mais ou para menos.brasil247

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem