Brasília, 04/12/2008 - Numa sociedade em que a comunicação se tornou intrínseca ao processo produtivo, abordando aspectos econômicos, culturais e políticos, a propaganda se destaca. Hoje é o Dia Mundial dessa atividade e já existem mais de 200 mil profissionais na área a levar adiante o jargão "a propaganda é a alma do negócio". Eles ajudam a montar uma estrutura de divulgação de produtos, marcas ou mesmo pessoas, permitindo a disseminação de idéias, o aumento do consumo e o giro da economia. Com tantos representantes da classe, o Ministério do Trabalho e Emprego não poderia deixar de fazer sua homenagem a esses trabalhadores.

A cada ano, mais profissionais de propaganda se formam em universidades brasileiras em cursos de graduação presencial, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os números mais recentes apontam que em 2005, 1.144 alunos graduaram em publicidade e propaganda e, em 2006, foram 1.201, sendo 1.049 deles de instituições privadas. Para se ter uma idéia do crescimento, em 1996 o total de concluintes foi de 130 estudantes.

Uma vez que ingressam no mercado a disputa é acirrada. Em 2007, com base no levantamento da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego, havia 209.978 pessoas atuantes em atividades correlatas à propaganda. Desses, 3.719 em produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão; 32.642 em atividades de rádio, 29.506 em agências de publicidade, e 5.675 em pesquisa de opinião pública. O campo também é vasto, pois de acordo com a assessoria de imprensa da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), baseada em estatísticas do IBGE, em 2005, havia 23.488 agências de publicidade e serviços especializados no Brasil.


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Fonte - Ministério do Trabalho e Emprego

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