Por Ronaldo Leite - Em Inhambupe, no Nordeste Baiano, o prefeito eleito Fortunato Costa (PSD) inovou no processo de escolha da Secretária Municipal de Educação. Em vez de apenas indicar um nome definitivo, vai realizar uma eleição direta para escolher a ocupante.

A eleição que será na segunda-feira (21), na Escola Municipal Dr. Sátiro Dias - zona urbana e nas escolas das comunidades rurais, terá o voto facultativo e está aberta aos professores e demais servidores da rede municipal de educação.

Nesta quinta-feira (17), o RL News noticiou o nome das duas candidatas e uma já foi entrevistada.

A nossa convidada de hoje é a pedagoga Cristiane Nery. A educadora concedeu a entrevista via aplicativo whatsApp. 

 Acompanhe na íntegra! 

RL News: Professora Cristiane Nery, ao ser convidada e indicada para candidatar-se a Secretária de Educação do município, a senhora vê este modelo como um novo passo na educação do município, já que é inédito?

Cristiane - Sim. Sinto-me muito honrada, primeiro por ter sido indicada e segundo por participar deste processo pré-emancipatório da educação inhambupense que garantirá futuramente uma escolha completamente democrática para a próxima gestão quando os professores poderão escolher de forma direta seu representante, terceiro pela escolha da minha oponente, minha colega Rita profissional competente, digna e compromissada com a educação.

RL News: Pela sua experiência este modelo democrático de escolher o secretário fortalece a educação de fato ou tudo fica no “imaginei”?

Cristiane - No meu entender fortalece, pois ao escolher um (a) secretário (a) oriundo da própria rede abre espaço para uma gestão mais participativa e democrática onde o(a) professor(a) e demais servidores (as) da educação veem-se representados por alguém que conhece e até mesmo vivencia os problemas, as dores e vitórias. Há uma representatividade.

RL News: Caso seja eleita, que olhar terá para a escola do campo, principalmente para as mais distantes do centro.

Cristiane - As escolas do campo por sua distância e formato (me refiro a, na verdade seu molde não privilegia uma aprendizagem eficaz e exige uma demanda maior de esforço, metodologia variada por parte do professor). 

RL News: Caso seja eleita, como pretende acolher alunos e professores em 2021 diante desta pandemia? Nossa educação não pode parar!

Cristiane - Claro que não pode parar até porque a escola propicia não só a aprendizagem, mas a interação social, o respeito ao próximo e as regras é um pequeno universo que espelha a vida em sociedade. Então, o acolhimento aos professores, alunos e servidores exigirá um planejamento logístico responsável seguindo as medidas de segurança ditadas para este momento em que vivemos e que exigirá diálogo entre os setores da educação, da saúde e da administração. Momento que ainda não aconteceu até mesmo por conta deste momento de eleição.

RL News: Aos nossos professores e alunos, qual é a melhor forma de avaliar conhecimentos e habilidades?

Cristiane - Considero avaliar a parte mais difícil do processo ensino-aprendizagem e esta pandemia nos trouxe vários questionamentos e inquietações: e agora como avaliar? Teremos alunos com déficit de aprendizagem e teremos que rever e adequar os conteúdos de forma que nossos alunos continuem avançando sem prejuízos tão profundos. Precisamos pensar numa aprendizagem significativa, ativa, criativa que diminua esse déficit, também precisamos nos adequar ao uso das novas tecnologias como ferramenta de aprendizagem. Diante desse contexto como iremos avaliar quantitativamente? Qualitativamente? Seguiremos ao pé da letra as habilidades e competências da BNCC previstas para cada ano/série? Ou moldaremos nossa forma de avaliar à nossa atual realidade? Considero que os moldes de avaliação existentes terão de ser repensados e discutidos dentro da realidade pós-pandemia.

RL News: Fale de sua atuação como educadora e deixe uma mensagem aos alunos, professores e demais servidores da Secretaria de Educação e peça seu voto.

Cristiane - Formei-me em Magistério no Colégio Dr. Luís Coelho, em Pedagogia na UCSAL e fiz pós-graduação pelo Instituto Ênfase em Metodologia do Ensino Superior. Antes do final do curso de Pedagogia comecei cursar Psicopedagogia, porém era muito jovem e ainda não possuía maturidade e sensatez necessárias para continuar. Hoje estou cursando outra pós em L. Portuguesa, pois o processo de leitura e escrita me fascinam, sou completamente apaixonada por letras, palavras e sua representação de pensamentos e ideias. Continuei me especializando através dos cursos oferecidos pela SEDUC-Inhambupe como  o Pró-Letramento, pelo ICEP e vários outros.

Meus primeiros trabalhos foram no CDAC, Dínamo, Colégio São Francisco como professora, alternadamente. Em 1997 iniciei na SEDUC, em Inhambupe como Coordenadora Pedagógica, onde muito aprendi, depois fui Coordenadora da Regularização do Fluxo do programa do estado Educar para Vencer, época na qual criei e implantei classes da rede municipal no F1 e F2, pois só existiam as classes da rede estadual de ensino. Também lecionei no Colégio Estadual Mário Costa Filho nos segmentos da EJA, F2 e Ensino Médio, via REDA. E finalmente em 2007 me tornei funcionária efetiva indo lecionar na Escola Municipal Dr. Sátiro Dias onde permaneci até 2017 quando assumi a Coordenação Pedagógica do Colégio Municipal John Kennedy.

Sempre fui curiosa e inquieta em relação ao conhecimento, mesmo durante a faculdade já dava aulas no SESI como estagiária. Gosto de ler, discutir ideias e aprender sempre. Esta inquietação e sede de saber e fazer me fez ocupar diversas funções na educação, como coordenar o EJA no Sindicato dos Trabalhadores, assim como o curto período em que fui Secretária de Educação quando foi promovido o primeiro e único simpósio entre os professores dando voz à classe. Essas experiências me permitiram conhecer realidades diversas e inúmeras dicotomias: escola pública x escola privada, diretor x professor, gestor x coordenador x professor.

Acredito no respeito ao próximo, na gentileza e principalmente na empatia: se coloque sempre no lugar do outro. Prefiro sempre a conciliação ao embate e uma boa conversa reflexiva.

E a educação enquanto rede de ensino, a enxergo como uma engrenagem onde todos os elos são importantes e interdependentes se cada elo não estiver bem ajustado e alinhado não funciona corretamente. Do porteiro ao secretário todos são importantes em sua função. Imagine uma escola sem porteiro onde o professor precisa interromper sua aula para abrir o portão da escola a cada vez que chega uma pessoa?

Educação não se faz só, não se faz sem humanismo ou respeito ao próximo. Acredito profundamente na educação só ela é capaz de tornar este mundo melhor.

Assim, sinto-me confortável para pedir o seu voto caro (a) colega servidor da educação pela experiência que possuo e pela vontade de contribuir e construir uma educação de qualidade e humana para os nossos munícipes.

Obs: compareça para votar usando máscara, devido a Covid-19. Leve sua caneta e seu documento de identificação com foto!

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