Por Ronaldo Leite - Cidade com mais de 40 mil habitantes, no nordeste baiano e cerca de 160 km da capital, Inhambupe sai de uma eleição e terá outra. Desta vez, no entanto, a votação será para escolher o ocupante do cargo de secretária da Educação do Município. 

Nesta quinta-feira (17), o RL News noticiou que o feito é inédito e entrevistaria as duas candidatas à pasta. 

A nossa convidada de hoje é pedagoga Rita de Cássia. A educadora concedeu a entrevista via aplicativo whatsApp. 

Acompanhe na íntegra! 


RL News: Professora Rita de Cassia, como recebeu o convite para ser indicada a candidatar-se a Secretária de Educação?

Rita - Com relação ao convite, posso afirmar que houve o interesse do Gestor em me conceder a Pasta da Educação em outros momentos da Gestão, por questões de força maior não assumir e desta vez para a eleição decidir aceitar a indicação e estou à disposição para que os Servidores da rede de ensino possam oportunizar a concretização de ser eleita, através do apoio e voto de confiança. Estarei honrado a oportunidade podem ter certeza!

RL News: Rita, este modelo democrática da classe escolher seu representante pode melhorar a educação ou depende de quem está à frente da pasta?

Rita - A rede municipal de ensino encontra-se num processo inédito e democrático, obviamente esta ação é um ganho para toda educação, pois a escolha pelos servidores será uma forma da Secretaria de Educação funcionar com maior autonomia e organização dos setores. No que se refere à questão da melhoria da qualidade da educação é uma ação que depende também da pessoa que esteja a frente da pasta, mas na oportunidade garanto a todos que a minha maior prioridade é desenvolver um trabalho firmando parcerias com todos, pois somos o elo para a transformação da nossa educação em prol de condições de acesso e permanência dos nossos alunos.

RL News: Como avalia o modelo de educação, em sua visão, que se aplica há anos no nosso município?

Rita - O modelo educacional desenvolvido na rede municipal de ensino é em muitos aspectos uma reprodução de fatores de outras gestões, que nem sempre são eficazes. O que almejo efetivar, em parceria com todos os servidores, é uma educação pública, inclusiva e de qualidade, neste sentido todas as propostas serão traçadas a partir de uma rede de diálogos que pretendo promover com os representantes de entidades sindicais, associações e o mais importante os próprios servidores que sabem das suas reais situações e contribuirão para que juntos possamos construir uma educação por e para todos.

RL News: Caso seja eleita, fará mudanças na equipe técnica, pedagógica e estruturação da pasta?

Rita - Como mencionei em questões anteriores, toda e qualquer mudança será fruto da rede de diálogos que iremos desenvolver, neste sentido é precoce planejar mudanças de uma equipe que preciso conhecer as ações, compromisso e competência da função a qual foi lhe dado  a oportunidade de atuar junto a Secretaria de Educação. 

RL News: Caso seja eleita, ainda tudo incerto quanto ao ano letivo de 2021 devido à pandemia, como pensa em acolher toda a classe, discente e docente para uma nova jornada em sala de aula?

Rita - Todas as programações pedagógicas a serem direcionadas para o ano letivo de 2021 serão traçadas a partir de um Plano de Ação com estratégias voltadas a atender o momento em que vivenciamos. Assim o acolhimento será o momento em que uniremos forças para planejarmos metas que atendam as demandas da comunidade escolar, sobretudo neste cenário que enfrentamos. A nossa maior prioridade é firmar parceria com a Secretaria da Saúde para nos apoiar no sentido de garantirmos todas as ações de prevenção para que todos tenham segurança, no caso de riscos de contaminação a COVID 19.

RL News: Quais os principais problemas da estrutura do nosso sistema escolar em Inhambupe?

Rita - O nosso Sistema de Ensino, precisa em termos de organização efetivar a institucionalização das ações. Assim em parceria com a Rede Estadual e Federal procurarmos ampliar o apoio em busca de recursos e politicas publicam voltada a melhoria da qualidade da educação, desta forma os problemas a serem enfrentados poderão ser resolvidos com o apoio de todos.

Na oportunidade deixo a disposição a Proposta do meu Plano de Ação para que possam avaliar e nos apoiarmos para a concretização das propostas. No caso das metas, todas foram traçadas a partir do que consideramos essencial e percebemos de desafios na rede. Vale ressaltar que, a efetivação do Plano se dará ao longo do processo, pois é uma ação flexível e nos exige momentos para avaliarmos, refletirmos, replanejarmos para garantirmos o alcance dos nossos objetivos educacionais.

RL News: Fale de sua atuação como educadora e deixe uma mensagem aos alunos, professores e demais servidores da Secretaria de Educação e peça seu voto.

Rita - O meu encantamento pela educação foi fruto da valorização  e  confiança que meus pais tinham no poder transformador de um educador para a sociedade. Desta forma, iniciei minha trajetória educacional no ano de 1986 com a formação em Magistério, o que me proporcionou atuar como Professora em instituições privadas e no Senac ministrando aulas para Cursos Técnicos. Em seguida, recebi o convite e atuei como Diretora do Colégio Municipal Ponte Real, após o termino da Gestão atuei como Docente na Creche Municipal Arlete Magalhães, retornando após a Gestão para Vice Direção no Colégio Ponte Real. Atualmente estou Diretora Pedagógica da Gestão Compartilhada com Regime COM da Polícia Militar do Colégio Municipal Dr. Luís Coelho.

Em 2005 fui Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia. Logo após, concluindo em 2009 a minha 1ª Pós Graduação em Gestão de Pessoas com Ênfase em Consultoria. A 2º Pós concluir em 2011 em Psicopedagogia Institucional e Clinica e em 2013 concluir a 3ª Pós Graduação em História e Cultura Afro Brasileiro. Tenho formações em outros cursos de aperfeiçoamento e extensão concluídos em instituições privadas, a exemplo a formação Continuada em Educação Inclusiva, além de outros ofertados pela Secretaria de Educação, como o Curso de Educação Ambiental e Educação Saudável e o Pró Letramento que o foco é alfabetização e Linguagem, além do curso de Gestão Administrativa pelo município de Alagoinhas.

Todas as formações supracitadas foram conquistadas ao longo da minha trajetória profissional na rede de ensino de Inhambupe e da Cidade de Alagoinhas, a qual fui premiada em 2009/2010 como Professora Qualidade Total por minha atuação em sala de aula. Em se tratando de Sala de Aula já atuei em todas as Modalidades de Ensino na Educação Infantil, Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas-EPJAI.

A minha trajetória profissional é uma das realizações mais significativas que almejei em minha vida, pois fruto da minha atuação em instituições de ensino mencionadas anteriormente, tenho o reconhecimento de todas as contribuições que conseguir concretizar para os profissionais que estão inseridos no contexto escolar. Sendo assim, deixo uma mensagem direcionada a todos os servidores aos quais tenho total consideração e respeito pelo Professor que se encontra em atuação na zona urbana e escolas do campo, assim como os Auxiliares de ensino que muito contribuem para o ensino aprendizagem dos discentes, os Serviços de apoio, Merendeiras, Porteiros, Secretários e Secretárias Escolares, Agentes Administrativos e demais. Conto com o apoio e voto de todos para juntos construirmos uma educação pública, inclusiva e de qualidade.

Aguardem a entrevista com a pedagoga Cristiane Ney , também candidata a Seduc,  aqui no RL News.


Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem