O prefeito Nena, participou hoje pela manhã, do encontro de prefeitos promovido pela Empresa Baiana de Saneamento-Embasa. O evento aconteceu no auditório do Hotel Plaza em Alagoinhas.

Com objetivo de buscar a renovação do convênio para concessão de abastecimento nos municípios, que acontece a cada vinte anos, e firmar convênio para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Presente na cerimônia, o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, explicou aos gestores que técnicos da Sihs, Embasa, Cerb e Agersa auxiliarão as prefeituras na realização e execução do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), cujas leis já foram devidamente aprovadas pelas Câmaras Municipais.

 "Neste momento, planejamento e parceria são imprescindíveis para a melhoria da distribuição de água e para o equilíbrio de alguns sistemas que já estão em fase de pré colapso", avaliou o secretário da Sihs, Cássio Peixoto, acrescentando que os transtornos já não são somente pontuais. "Ao longo dos anos o nível de água vem diminuindo, ou seja, além do problema da captação existe ainda uma redução acentuada da quantidade de chuva, dificultando a disponibilidade hídrica tanto para o abastecimento humano quanto para a produção de alimentos. E essa equação precisa ser solucionada para que não fiquemos, todos os anos, discutindo o mesmo assunto", ponderou.

O presidente da Embasa, Rogério Cedraz, reforçou a importância da parceria entre os poderes, para que os mesmos se desenvolvam adequadamente. “E as prefeituras terão todo nosso apoio”, garantiu”. 

Na oportunidade o prefeito Nena, conversou com o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Cassio Peixoto, e com o presidente da Embasa, Rogerio Cedraz, onde solicitou mais apoio para resolver os problemas de abastecimento de água no município. “Nossa preocupação também é melhorar as condições de abastecimento no município", disse ele acrescentando, que a Embasa precisa oferecer uma contrapartida antes da assinatura deste convênio, pois as águas de Inhambupe abastecem quatro municípios na região”, afirmou.

Outra solicitação do prefeito Nena ao presidente da Embasa, foi em relação as obras realizadas no município pela Embasa. “ Quando a embasa realiza obras no município, deixa o calçamento todo estragado e isso vem causando vários prejuízos e precisa ser corrigido”, explicou.

Estiveram acompanhando o prefeito Nena, o presidente da Câmara Municipal, Jeovan Vieira, e o procurador geral do município Bruno Paulino da Silva.

Prefeitos das seguintes cidades estiveram presentes como: Alagoinhas, Araçás, Catu, Entre Rios, Esplanada Inhambupe, Itanagra, Ribeira do Amparo, Rio Real e.Pedrão.||RL News, você vê primeiro aqui!  

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem