Um barco que atravessava o Canal da Mancha com cerca de 50 migrantes naufragou nesta quarta-feira (24). Ao menos 31 pessoas morreram afogadas e tiveram os corpos resgatados na costa de Dunquerque (ao norte da França).

O naufrágio foi descrito como uma "tragédia" pelo primeiro-ministro francês, Jean Castex. Este é o acidente com maior número de mortos na região desde 2018, quando tiveram início as travessias clandestinas de migrantes deixando a França pelo porto de Calais para chegarem ao Reino Unido pelo mar.


"O naufrágio na Mancha é uma tragédia. Meus pensamentos vão aos numerosos mortos e feridos, vítimas de coiotes criminosos que exploram o sofrimento e a miséria alheia", disse Castex em um comunicado nas redes sociais.


O premiê britânico, Boris Johnson, disse estar chocado, revoltado e profundamente triste com a morte dos migrantes e convocou uma reunião de crise para tratar sobre o acidente. 


Do lado francês, o ministro do Interior, Gérald Darmanin, foi para Calais acompanhar a situação e visitar os sobreviventes.


Pescador encontrou corpos


De acordo com o jornal local La Voix du Nord, as equipes da associação de socorro marítimo SNSM foram chamadas para ajudar uma embarcação com problemas no motor enquanto atravessava o Canal da Mancha por volta das 5h. No entanto, os tripulantes decidiram seguir viagem.


Os corpos dos migrantes afogados foram encontrados por um pescador que, por volta das 14h, alertou a polícia.


Os trabalhos de resgate começaram ao longo da tarde, com três navios e dois helicópteros, de acordo com a secretaria de polícia marítima da Mancha. Informações, RFI / Resgate de bote com imigrantes no litoral do Reino Unido em 24 de novembro de 2021 — Foto: Henry Nicholls/Reuters

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem