Neste sábado (13), um grande acordo foi fechado entre 197 nações com o objetivo de intensificar os esforços para combater as mudanças climáticas.

O acordo pede uma eliminação acelerada da energia a carvão e dos subsídios aos combustíveis fósseis. O documento também reafirmou a meta global de longo prazo de manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2º C e continuar os esforços para limitar os aumentos de temperatura a 1,5º C.

Tal medida seria a única que realmente salvaria o planeta, uma vez que ultrapassado o 1,5º C se desencadearia um extremo aumento do nível do mar e catástrofes, incluindo secas devastadoras, tempestades monstruosas e incêndios florestais muito piores do que aqueles que o mundo já está sofrendo, de acordo com cientistas.

O texto também pediu esforços para reduzir o uso de carvão assim como a interrupção dos enormes subsídios que governos ao redor do mundo dão ao petróleo, carvão e gás que abastecem fábricas e aquecem casas, algo que nenhuma conferência climática anterior tinha conseguido concordar. Leia mais no sputniknews / Foto UNFCCC_COP26/Kiara Worth

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem