Nesta quinta-feira (30), o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação disponibilizará, em 45 mil postos de vacinação localizados em todas as 27 unidades federativas e seus respectivos municípios, 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba.

A campanha acontece de 1º a 29 de outubro. No dia 16 de outubro o governo vai promover o Dia D, com mobilização nacional para vacinas que fazem parte do calendário, como a contra o sarampo, meningite e caxumba.

Durante a cerimônia de lançamento da campanha, as autoridades destacam o papel importante que pais e responsáveis têm para o sucesso da campanha com público-alvo de crianças e adolescentes até 15 anos.

“Desde 2015, a cobertura vacinal no Brasil vem diminuindo e precisamos melhorar essa cobertura vacinal. Contamos com o apoio dos pais e responsáveis para mantermos o país sob controle de todas as doenças que são imunopreviníveis”, diz o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece 18 vacinas para crianças e adolescentes.

Até 7 anos de idade: BCG, hepatite B, penta, polio (inativada e oral), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, tetra viral, DTP, hepatite A e varicela.

A partir dos 7 anos: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, difteria e tétano, meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, varicela e dTpa. Fotos: Walterson Rosa/MS

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem