Ontem, 9/9, mais dois suicídios, um de um senhor, morador do Povoado da Chapada e o da jovem Lorena Kércia, de apenas 19 anos, chocaram Itamira. Ambos são vítimas de uma doença silenciosa, que vem matando cada vez mais no país: a depressão.

O caso de Kércia chama a atenção, em especial, por se tratar de uma jovem querida por todos, praticante de esportes e com uma vida social típica para a sua idade. Mas a depressão age justamente fora dessas linhas e de forma sorrateira.

Em março deste ano, a depressão já havia levado ao suicídio outra jovem de Itamira, moradora da Urbis, Aruane Santos, de 22 anos. Os números de suicídios entre os jovens, na Bahia, são alarmantes. O estado tem uma taxa de 4,2 suicídios a cada 100 mil habitantes. Mundialmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que um suicídio ocorra a cada 40 segundos no mundo.

Setembro Amarelo

As duas mortes ocorridas por suicídio, em Itamira, acontece em meio à campanha “Setembro Amarelo”. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. Hoje, 10 de setembro, é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

​O suicídio é uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

​Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo promove ações de enfrentamento ao problema, unindo, para isso, os estados, municípios e a sociedade de modo geral. Informações, Aporá Noticias

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem