Os cidadãos baianos já podem usar o SAC Digital para solicitar primeira via do título de eleitor, justificar ausência a eleições e realizar alistamento militar on-line. As facilidades oferecidas pela Justiça Eleitoral e pela Diretoria do Serviço Militar acabam de ser incorporadas à cartela de serviços da plataforma eletrônica do governo estadual, que pode ser acessada por meio do endereço www.sacdigital.ba.gov.br e do aplicativo SAC Digital, disponível nas lojas de app para celulares Android e iOS.
Para ter acesso às facilidades via SAC Digital, basta o usuário
digitar o nome do serviço desejado no campo de busca do site ou do aplicativo
que o sistema irá redirecioná-lo. No caso da 1a via do Título de
Eleitor, além de informar ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral seus
dados pessoais – como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento
– o usuário deve anexar uma foto sua (selfie) com o documento oficial de
identificação ao lado do rosto, imagens do próprio documento, comprovante de
residência atualizado e, para homens com idade entre 18 e 45 anos, também
certidão de serviço militar.
A justificativa para ausência às eleições, por sua vez,
deve ser realizada num prazo de até 60 dias após a votação, mediante
preenchimento de formulário eletrônico. O sistema do Tribunal Superior
Eleitoral permite ainda que o cidadão acompanhe o processo, consultando
virtualmente o requerimento da justificativa.
Já o alistamento on-line – que é obrigatório para todo
brasileiro do sexo masculino no ano em que completa 18 anos – é realizado
via redirecionamento para a plataforma digital do governo federal. Lá, é
preciso preencher um formulário e informar o número do CPF para validação
dos dados pessoais. No mesmo ambiente, ainda é possível acompanhar o processo
após o alistamento militar e requerer o Certificado de Dispensa de Incorporação
(CDI).
Lançada em 2018, a plataforma SAC Digital contabiliza 3,5
milhões de cidadãos cadastrados e aproximadamente 6 milhões de serviços
executados desde sua implantação. Atualmente, a ferramenta disponibiliza aos
cidadãos mais de 370 opções de serviços de agendamento e 48 digitizados, ou
seja, que não geram a necessidade do usuário se deslocar até um órgão para
conseguir atendimento. Entre os serviços disponíveis, estão RG Expresso, CNH
Definitiva, Segunda via da carteira de habilitação, CTPS Digital e Matrícula
escolar digital, entre outros. Fonte:
Ascom/ Saeb