O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) avisou aos seus ministros, em reunião na manhã desta terça-feira (6), que irá nomear o titular da Advocacia Geral da União (AGU) para a vaga que será aberta no Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é do colunista Lauro Jardim. O anúncio oficial deve acontecer na segunda quinzena deste mês, já que o ministro Marco Aurélio Mello se aposenta no próximo dia 12.


No Senado, a quem cabe analisar e aprovar a indicação, após sabatinar o escolhido, a resistência ao nome de André Mendonça é grande. Mesmo no STF, onde já teve bom trânsito, o nome deixou de agradar após o ministro fazer uma sustentação baseada em questões religiosas no episódio em que a Corte julgou o fechamento de tempos durante a pandemia. Existe, inclusive, a expectativa de que a escolha seja colocada em banho-maria pelo Senado caso seja confirmada pelo presidente.


André Mendonça, que já ocupou também o cargo de ministro da Justiça de Bolsonaro, tem o perfil "terrivelmente evangélico" que o presidente havia prometido para o cargo. Apesar disso, ele sofre resistências de partidos de centro, que preferiam um nome mais técnico.


Outros nomes cotados pra a vaga são os do ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o do procurador geral da República, Augusto Aras. Foto: Marcos Corrêa/PR

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem