Um decreto do presidente Jair Bolsonaro, institui o Cadastro Base do Cidadão, que reunirá informações pessoais dos cidadãos.

O decreto (eis a íntegra) foi publicado no DOU (Diário Oficial da União) desta 5ª feira (10.out.2019).

De acordo com o decreto, entre os objetivos do cadastro estão "aprimorar a gestão de políticas públicas"; "aumentar a confiabilidade dos cadastros de cidadãos existentes na administração pública"; e "facilitar o compartilhamento de dados cadastrais do cidadão entre os órgãos da administração pública".

De acordo com o decreto, o governo espera "viabilizar a criação de meio unificado de identificação do cidadão para prestação de serviços públicos”, além de facilitar o compartilhamento dos dados entre os órgãos públicos.

Inicialmente, diz o texto do decreto, vão integrar a base de dados do cadastro informações biográficas dos cidadãos que constam da base do CPF, como nome, sexo e filiação.

Entretanto, há previsão de que sejam acrescidos dados "provenientes de bases temáticas, por meio do número de inscrição do CPF".

Além disso, o cadastro também vai registrar características biológicas, como digitais e a íris.

O decreto cria ainda o Comitê Central de Governança de Dados, que fica responsável pelas "regras e parâmetros para o compartilhamento restrito" dos dados da base, "incluídos os padrões relativos à preservação do sigilo e da segurança". (Santiago - Chile, 21/03/2019) Coletiva à Imprensa na chegada ao Hotel em Santiago, Chile. / Foto: Marcos Corrêa/PR


Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem