A Prefeitura Municipal de Inhambupe em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) já realizou 1902 Cadastros Ambientais Rurais (CAR) para agricultores familiares. 

O CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais. É essencial na composição da base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental, econômico e combate ao desmatamento.

De acordo a parceria firmada, em Inhambupe o CAR é realizado pelo Técnico Agrícola Luis Orlando, o qual é credenciado e habilitado para desenvolver o serviço. 

Em 16 de agosto, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente acompanhou a execução desse serviço no imóvel rural do Senhor Augusto na Comunidade de Limoeiro. O mesmo estava acompanhado de Agnaldo - membro da fiscalização ambiental, e Uemesson - aluno do curso de Agronomia na UFRB e estagiário na SEAGRIMA. 

Segundo o secretário, "a parceria ainda está firmada e o serviço vem sendo desenvolvido no Município. Já tivemos nas comunidades rurais que estão devidamente organizadas em associações e que essas frequentam o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS). Atualmente para o Agricultor Familiar ser atendido, deverá agendar a visita técnica na SEAGRIMA - de segunda a sexta das 08 às 14 horas. O serviço é gratuito e atendemos agricultores com imóveis de até 4 módulos fiscais". 

O CAR é exigido no acesso de várias políticas agrícolas como aposentadoria rural, crédito rural e etc... O Governo Federal tornou uma exigência a apresentação do recibo do Cadastro Ambiental Rural na declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) em 2019.

Essa parceria é de suma importância para a Agricultura Familiar (AF) local, esse cadastro permite o acesso as diferentes políticas agrícolas no Brasil, além disso, é um serviço gratuito. São 1902 CAR já feitos e o serviço ainda permanece. 

Fonte: SEAGRIMA / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / INEMA/BA

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem