EDUCAÇÃO: Na manhã desta quinta-feira (15), o Ministério da Educação (MEC) lançou um guia explicativo para a Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída em abril, e anunciou a 1ª Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe), evento científico para consolidar a alfabetização como foco prioritário do governo.

A cartilha, fundamentada em evidências científicas, contesta o que geralmente é ensinado nas faculdades de Pedagogia do País. Os métodos fônicos, afirma o documento, são necessários para alfabetizar, e outras abordagens que desprezam esses processos não são eficazes, como o construtivismo, por exemplo."

"Segundo o secretário da pasta de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim, a cartilha, de 54 páginas, disponível de forma eletrônica, esclarece e aprofunda o conteúdo exposto na PNA.

"O presidente da república escolheu como um dos principais focos da educação básica ajudar estados e municípios a vencer a imoral condição de gerar analfabetos dentro das escolas, o que afeta, sobretudo, as crianças de famílias mais pobres", disse Nadalim.

O documento lançado nesta manhã reúne importantes relatórios científicos internacionais que se baseiam, sobretudo, nas ciências cognitivas, especialmente na ciência cognitiva da leitura.

Frente a índices ruins, a secretaria de Alfabetização pretende "inserir o Brasil no rol de países que escolheram a ciência como fundamento na elaboração de suas políticas públicas de alfabetização".

Atualmente, quase 60% dos alunos estão em níveis insuficientes de leitura, 33% em níveis insuficientes de escrita e 54% têm insuficiência em matemática." gazetadopovo / Fotos Luis Fortes/MEC

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem