A defesa de Lula da Silva já entregou o pedido para que a justiça autorize o ex-presidente a sair temporariamente do estabelecimento prisional, de modo a a poder ir ao velório e funeral do neto. O pedido foi feito para a 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, responsável pela execução penal do ex-presidente. Na base do pedido, os advogados invocam o artigo 120 da Lei de Execução, que refere que  “os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão”.

Este procedimento já tinha sido utilizado pela defesa, quando um dos irmãos de Lula morreu, em janeiro. Por isso, o documento da defesa cita também a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, que tinha deixado o ex-presidente sair, contrariando a decisão anterior da juíza Carolina Lebbos.

A presidente dos Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffman, do qual Lula da Silva faz parte, já manifestou no Twitter os pêsames à família de Lula da Silva e acrescenta que fará de tudo para que o ex-presidente compareça no velório do neto.

Presidente Lula perdeu seu neto hoje. Que tristeza. Arthur tinha 7 anos e foi vítima de uma meningite. Força presidente, estamos do teu lado, sinta nosso abraço e solidariedade. Faremos de tudo pra q vc possa vê-lo. Força a família, aos pais Sandro e Marlene. Dia muito triste
2.104 pessoas estão falando sobre isso

Lula da Silva já tinha perdido um dos irmãos, Vává,  no final de janeiro vítima de cancro, mas acabou por não ir ao funeral.

A ex-presidente Dilma Rousseff também já manifestou a sua solidariedade com Lula da Silva. Em vários posts na sua conta oficial de Twitter, Dilma expressou  “imensa solidariedade, a Lula e à sua família” e aproveitou para deixar uma mensagem de apresso aos pais da criança. “Meu abraço cheio de força, carinho e afeto a Marlene e ao Sandro. Nessa hora de tragédia e de dor, desejo serenidade e paz à família de @LulaOficial para enfrentar tamanha perda”, lê-se num dos tweets. Para além disso, pede que a justiça deixe Lula da Silva “velar o neto”, apelando à democracia.|observador / Foto: Reprodução


Lula, o neto Arthur, e dona Marisa no aniversário de 70 anos do ex-presidente — Foto: Ricardo Stuckert/G1

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem