O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux liberou para julgamento nesta 6ª feira (18.mai.2018) uma ação sobre a criação de 4 novos tribunais regionais federais no país.

A ação foi proposta pela Anpaf (Associação Nacional dos Procuradores Federais) contra uma emenda promulgada pelo congresso em 2013, determinando a criação de tribunais federais nos Estados do Amazonas, Paraná, Bahia e Minas Gerais.

O ministro Joaquim Barbosa, no exercício da presidência da Corte, concedeu uma decisão liminar em julho de 2013 suspendendo os efeitos da emenda.

O plenário do Supremo agora decidirá se referenda ou não a liminar. Cabe à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, definir o dia em que a ação será julgada.

“Sempre defendemos a constitucionalidade da Emenda 73 e com o pedido de pauta pelo ministro Fux, ficamos esperançosos que a justiça seja feita em prol dos jurisdicionados, esses os grandes beneficiários de uma prestação jurisdicional célere”, disse o presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), Roberto Veloso.

Hoje, existem 5 Tribunais Regionais Federais no país com sedes em Brasília (TRF-1), Rio de Janeiro (TRF-2), São Paulo (TRF-3), Porto Alegre (TRF-4) e Recife (TRF-5).

O TRF-1 funciona como a 2ª Instância da justiça Federal dos 7 Estados do Norte, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais, Maranhão e Piauí. O TRF-2 compreende as jurisdições do Rio de Janeiro e Espírito Santo, o TRF-3 as de São Paulo e Mato Grosso do Sul, o TRF-4 as do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina e o TRF-5 as dos Estados de Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.[poder360/(Foto: Carlos Moura/STF]

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem