Morreu na manhã deste domingo (5), em Brasília, o ex-ministro, ex-senador e ex-governador do Pará Jarbas Passarinho. Ele tinha 96 anos. De acordo com uma nota divulgada pelo governo do Pará, a morte ocorreu por conta de problemas de saúde por conta da idade avançada. O governo estadual decretou luto oficial de três dias. O velório está marcado para às 13h e o enterro deve ocorrer às 16h, no Cemitério Campo da Esperança, na capital federal. 

Jarbas, nascido no ano de 1920, em Xapuri, no Acre, deu início a sua vida política no Pará. Durante a trajetória, já foi oficial do Exército, e, no período da ditadura militar, assumiu o governo do Pará, após indicação do presidente Castelo Branco, em 1964. Dois anos depois deixou a gestão e foi eleito senador pela Aliança Renovadora Nacional (Arena). Ainda senador, foi convidado por Costa e Silva para assumir o Ministério do Trabalho e Previdência Social, em 1967.

Já ministro, Jarbas participou da reunião que decretou o Ato Institucional nº 5, conhecido como AI-5, em 1968. Na ocasião, proferiu ainda uma frase que marcou a história do país. “Às favas, senhor presidente, neste momento, todos, todos os escrúpulos de consciência”, disse ao justificar o voto favorável ao AI-5. Também durante a ditadura, ele voltou ao Senado, sendo eleito presidente da Casa em 1981. Foi também ministro da Previdência do governo de João Figueiredo e ministro da Justiça do presidente Fernando Collor, após a redemocratização do país. Ele foi casado com Ruth de Castro Gonçalves Passarinho, com quem teve cinco filhos. |Foto - (Bruno Stuckert/Folhapress) - Metro1

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem