A Polícia Federal decidiu intimar o ex-presidente Lula a depor no âmbito da Operação Zelotes. O mandado já foi expedido e define a data do depoimento para a próxima quinta-feira 17 em Brasília.

A investigação apura suposta "compra" das medidas provisórias 471/2009 e 512/2010, assinadas durante o governo Lula, que teriam beneficiado o setor automotivo.
O empresário Luís Cláudio Lula da Silva, filho de Lula, também já prestou depoimento sobre o caso e teve seus sigilos bancário e fiscal quebrados pela Justiça essa semana.

Ele é citado na investigação por ter recebido R$ 2,5 milhões da empresa Marcondes & Mautoni, do lobista Mauro e Cristina Marcondes, que atua na defesa das montadoras. O filho de Lula afirma que o dinheiro é referente a prestação de serviços na área de sua atuação, esporte.

Outro citado na investigação é o ex-ministro Gilberto Carvalho, que, de acordo com a PF, seria próximo aos lobistas. Em nota, o ministro nega as acusações (confira aqui).

A decisão da PF pode criar tensão interna, entre Lula e a presidente Dilma Rousseff, no momento em que ambos tentam evitar o impeachment.

Abaixo, reportagem da Reuters a respeito:
Lula é intimado a depor na PF em investigação sobre seu filho

BRASÍLIA (Reuters) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi intimado pela Polícia Federal a depor em uma investigação de suborno envolvendo o seu filho Luís Cláudio, de acordo com um documento de intimação obtido pela Reuters.


Lula não está sob investigação, mas será interrogado sobre a suspeita da polícia de que um pagamento de 2,5 milhões de reais para uma empresa de Luís Cláudio poderia ter sido suborno para influenciar a aprovação de legislação favorecendo empresas do setor automotivo.

A intimação de 1º de dezembro determina que Lula compareça à sede da PF em Brasília na próxima quinta-feira para "prestar esclarecimentos". A intimação foi entregue à Reuters por uma fonte próxima da investigação.

A PF fez buscas nos escritórios de uma empresa de propriedade de Luís Cláudio em 26 de outubro, como parte da Operação Zelotes, que investiga fraudes em julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

De acordo com declarações da polícia na época, evidência de suborno, extorsão e tráfico de influência levou à operação.

"O ex-presidente não tem qualquer relação com tais fatos, mas se notificado irá prestar esclarecimentos", disse o advogado Cristiano Zanin Martins do escritório Teixeira, Martins & Advogados, que representa a família Lula.

O ex-presidente é alvo de investigação da Procuradoria da República no Distrito Federal por suposto tráfico de influência depois que deixou o cargo em 2010 como o presidente mais popular do Brasil.


Na quarta-feira, um juiz autorizou um pedido da polícia para quebrar os sigilos bancário e fiscal da empresa LFT Marketing Esportivo, de Luís Cláudio, e do ex-ministro do governo Lula Gilberto Carvalho. Fonte - brasil247 - Imagem reprodução - Internet

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem