Os
turistas que viajaram durante a Páscoa pelo Brasil movimentaram mais de R$ 3,6
bilhões, incrementando o mercado doméstico de viagens. Cerca de R$ 2 bilhões
correspondem aos gastos com deslocamentos por avião, ônibus, navio e carro.
Segundo
o Ministério do Turismo, o feriado movimentou R$ 310 milhões na Bahia, que
ficou atrás apenas de São Paulo (R$ 570 milhões) e do Rio Grande do Sul (R$ 489
milhões).
Para
o secretário estadual do Turismo, Nelson Pelegrino, a movimentação nos
aeroportos e rodoviárias demonstra o interesse do brasileiro pelo próprio País
e o do baiano pela Bahia.
A
Semana Santa impulsionou a economia turística e gerou impacto positivo em
diversos municípios baianos, que registraram elevadas taxas de ocupação
hoteleira, como Porto Seguro, no extremo sul baiano, e o Litoral Norte.
Uma
das exposições de artesanato mais antigas do País, a Feira dos Caxixis, agitou
o Recôncavo durante a Semana Santa. Realizada em Nazaré, a 239 quilômetros de
Salvador, a feira atraiu turistas da região e de diversas partes do Brasil.
Em
Serrinha, no nordeste do estado, as missas, procissões, via-sacra, shows e
teatro atraíram moradores e visitantes. Estima-se que 20 mil turistas visitaram
a cidade nesse período. Com intensa programação de fé e devoção, o município de
Monte Santo também atraiu visitantes.
Em
Lençóis, na Chapada Diamantina, o feriado da Páscoa gerou taxa média de
ocupação hoteleira entre 70% e 80%, de acordo com a Secretaria Municipal de
Turismo. A cidade dispõe de 2.830 leitos, distribuídos entre pousadas, hotéis e
albergues.
Os
feriados incrementam a cadeia produtiva do turismo como os meios de hospedagem
(hotéis e pousadas) e o comércio em geral. "O turismo contribui para o
faturamento do setor aéreo, bares e restaurantes, hotelaria e serviços. Estamos
atuando para tornar as 13 zonas turísticas ainda mais competitivas com oferta
de qualidade e inovação, que possibilitam sustentabilidade ao setor",
afirma Pelegrino.|brasil247
