Estudantes da rede estadual participaram, com 35 projetos baianos e 115 projetos de outros estados, totalizando 150 exposições. Foram 157 classificados, mas 07 não compareceram. Os projetos vencedores recebem troféu destaque, os demais recebem troféu menção honrosa pela participação. Inhambupe foi mais uma vez destaque.
O Colégio Simone Neri de Inahmbupe/Bahia recebeu o Troféu destaque na modalidade Ensino Médio, com o projeto: “A Matemática visando a sustentabilidade A Partir do Consumo Consciente de Energia Elétrica”.

A coordenadora do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado, Shirley Costa, afirmou que o ponto alto das feiras é valorizar o aluno como pesquisador. “Os nossos estudantes são vistos como pessoas que têm senso crítico, são criativos e são protagonistas na produção do seu próprio conhecimento. Aliado a isso, os professores que os orientam têm a possibilidade de fazer uma análise crítica do seu processo docente. Esses ambientes de aprendizado proporcionam, sobretudo, o processo de inovações educacionais”

Expositores – Os estudantes Sávio Calazans Dantas, 18, e Ayara Purificação, 17, foram premiados, no ano passado, na VIII Feira Baiana de Educação, quando cursavam o 3º ano no Colégio Estadual Professora Simone Simões Neri, no município de Inhampube. Este ano, na III Feira Nacional de Matemática, eles expõem o trabalho selecionado, que diz respeito à Matemática e à sustentabilidade, a partir do consumo consciente da energia elétrica. “Fomos até a hidrelétrica de Paulo Afonso para colher informações técnica, a exemplo da origem da energia elétrica, de como é gerada e como é distribuída nas casas”, disse Sávio, hoje estudante de engenharia civil.


A parceira de projeto, Ayara Purificação, que, hoje, estuda fisioterapia, contou que o objetivo também foi o de conscientizar a população sobre os gastos com energia elétrica. “Lançamos a cartilha Conscientização, Consumo e Energia. Por meio dela, ensinamos, por exemplo, a calcular o valor da energia e as formas de reduzir a quantidade de uso dos aparelhos”. A professora-orientadora, Nildete Luz Souza, afirmou que a participação dos estudantes nas Feiras de Matemática tem sido um estímulo para toda a comunidade escolar. “Graças ao Programa Ciências na Escola, os estudantes estão mais conscientes sobre a sua capacidade de fazer a iniciação científica”.

Todos os participantes da III Feira Nacional de Matemática receberão troféus e medalhas e 40 bolsas de Iniciação Científica Júnior, concedidas pelo  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) será sorteado entre os 20 melhores trabalhos do ensino médio. Informações do blog seliganainformao


Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem