A Bahia foi o es­tado do Nor­deste que mais re­duziu a taxa de anal­fa­be­tismo em 2013, se­gundo Pes­quisa Na­ci­onal por Amostra de Do­mi­cílio di­vul­gada na úl­tima sexta-feira (19/09) pelo Ins­ti­tuto Bra­si­leiro de Ge­o­grafia e Es­ta­tís­tica (Pnad/IBGE). A Bahia re­gis­trou a taxa de 14,9% entre pes­soas com 15 anos ou mais, su­pe­rando a média da re­gião Nor­deste que foi de 16,9%. Nesta faixa etária, a pes­quisa também re­vela que o es­tado da Bahia foi o ter­ceiro no País que mais con­se­guiu re­duzir a taxa de anal­fa­be­tismo.


Se com­pa­rado a 2007, quando o es­tado re­gis­trava uma taxa de anal­fa­be­tismo de 18,3% entre pes­soas com 15 anos ou mais, a re­dução foi de 3,4%. Entre os jo­vens de 15 a 24 anos, a Pnad/IBGE aponta que, neste pe­ríodo, a taxa de anal­fa­be­tismo na Bahia caiu de 3,5%, em 2007, para 1,9%, em 2013. Entre aqueles com 40 anos ou mais, a taxa caiu de 33,4%, em 2007 para 26,3%, em 2013.

Os dados da Pnad/IBGE re­fletem a efi­cácia doPro­grama Todos pela Al­fa­be­ti­zação que vem sendo de­sen­vol­vido pela Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia, a partir de 2007, com o ob­je­tivo de as­se­gurar a al­fa­be­ti­zação e a es­co­la­ri­dade aos que não pu­deram efe­tuar os es­tudos na idade re­gular. Nesse sen­tido, o Topa já be­ne­fi­ciou 1,3 mi­lhões de jo­vens acima de 15 anos, adultos e idosos. Atu­al­mente, na sé­tima etapa, o Topa está pre­sente em 366 mu­ni­cí­pios, conta com a par­ti­ci­pação de 570 en­ti­dades dos mo­vi­mentos so­cial e sin­dical e tem a meta de al­fa­be­tizar 250 mil es­tu­dantes até o final deste ano.

O se­cre­tário da Edu­cação do Es­tado da Bahia, Os­valdo Bar­reto, des­taca que o Topa in­tegra um con­junto de pro­jetos es­tru­tu­rantes de­sen­vol­vidos pela Se­cre­taria que opor­tu­niza aos es­tu­dantes, in­de­pen­den­te­mente da idade, o di­reito de aprender. “Outra ação que visa eli­minar o anal­fa­be­tismo é o Pacto com Mu­ni­cí­pios pela Al­fa­be­ti­zação, por meio do qual, o Es­tado une es­forços com os mu­ni­cí­pios para ga­rantir a al­fa­be­ti­zação, com le­tra­mento, às cri­anças com até os oito anos de idade. Atu­al­mente, temos 403 mu­ni­cí­pios par­ceiros e 367 mil cri­anças sendo be­ne­fi­ci­adas. Isso nos dá a con­vicção de um fu­turo com mais opor­tu­ni­dade para nossos jo­vens e adultos”. Veja aqui

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem