A primeira invasão aconteceu no dia 9 de maio de 1624, quando cerca de 3.400 holandeses, comandados Jacob Willekens, aportaram no Farol da Barra.

Eles atacaram a Ponta do Padrão, que foi atingida por balas de canhão, e renderam o governador-geral, D. Diogo Mendonça Furtado, preso na chamada Casa dos Governadores.

Só um ano depois, em 27 de março de 1625, Salvador foi retomada, por uma esquadra de mais de 50 navios espanhóis e portugueses comandada pelo almirante espanhol Fadrique de Toledo y Osorio.

A batalha durou mais de 40 dias e a Bahia centralizou a luta pela expulsão dos holandeses, que chegaram a ocupar Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

389 anos depois, os holandeses estão de volta, mas agora para celebrar, e armados com máquinas fotográficas efilmadoras.

Salvador está laranja. A torcida espera o jogo entre Espanha x Holanda, às 16 horas, na Arena Fonte Nova, abrindo o Grupo B, que também inclui Chile e Austrália. Veja aqui

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem