No último dia (18), houve a entrega dos fardamentos
para os Agentes Comunitários e Agentes de endemias. Após receberem o material e
conferir, houve uma breve reação de ciúmes e insatisfação. Segundo eles, os
agentes o fardamento dos endemias estavam completos e o dos agentes comunitários
incompletos.
Os Agentes de Endemias recebeu o fardamento que vêm
com duas camisas, dois bonés, duas calças e uma bota e o material para
trabalhar, já os Agentes Comunitários de Saúde faltaram os sapatos e a capa.
“Como é que a gente trabalha sem sapatos, agora
para os agentes de endemias foi completo? nada contra os agentes, era para ser
feito para todos nós, se o prefeito tivesse aqui, eu falava pra ele, eu não
tenho medo de falar, estou no meu direito, estou revoltada”, completou uma
Agente de Saúde.
A Secretária de saúde falou que não foi discriminação
nem de um, nem de outro. Foi solicitado tudo, mas não veio, e não tinha como
esperar mais seis meses até chegar. Ninguém pode comprar um serviço publico sem
uma licitação, por isso a demora. Disse que está aberta a qualquer dialogo, não
está ali para causar um constrangimento a ninguém nem para tapear ninguém. Disse
que o trabalho dela é transparente e espera que todos usem o fardamento que foi
exigido e o que faltar já foi solicitado, e está esperando a entrega.
A demora de entrega do material não depende da
Secretaria de Saúde que é descentralizada. As compras são de responsabilidade
do setor de compras da Prefeitura, e desde que assumi a gestão, solicitei o
fardamento... Vocês tem que cobrar é do setor de Compras! A secretaria falou
também que não quer que fique um ruído na rua que faltou material por causa da
Secretária de Saúde. Que não é verdade!
A vereadora Izabel que estava presente e presenciou
as reações, falou: “Como Vereadora e fiscalizadora quero deixar bem claro: vou
procurar esclarecimentos do setor de compras, junto com a solicitação da
Secretária, para saber o motivo do por que o material não está todo aqui completo
de todas a duas classes. É uma obrigação minha! Por um a causo eu passei aqui
hoje, mas quero esclarecer a todos vocês que não estou de acordo com nada que
não foi correto, eu sou livre, sou borboleta, sou representante de Inhambupe. Não
se preocupe que irei agora saber... cadê a licitação que foi feita? Por que o
material não chegou? Quero uma explicação por escrito, para eu passar para a
classe. Não se admite que um secretário não tenha autonomia para administrar o
seus encargos financeiros. Eu não concordo, não aceito! Acho que a
representante da Saúde precisa de mais respeito, por que ela pegou a Secretaria
com R$ 300 mil, e hoje encontra com mais de R$ 1 milhão”.Com informações de educastro