Uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Ciência Tecnologia Observatório das Metrópoles (INCT) analisou a infraestrutura dos 15 grandes centros urbanos do País. O estudo do instituto, que é ligado a universidades e pesquisadores brasileiros, é baseado no Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por meio do índice é possível analisar indicadores de mobilidade urbana; condições ambientais; condições habitacionais e atendimento de serviços coletivos oferecidos pelos municípios.
 
O Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu) do INCT avalia ainda, entre outros, a dimensão urbana e o bem-estar dos moradores através do consumo de bens e serviços sociais prestados pelo Estado. Totalizando, são cinco quesitos que recebem nota de zero a um: mobilidade, condições ambientais, condições habitacionais, serviços coletivos e infra-estrutura. Quanto mais próximo de um, melhor o desempenho.

Em 1º lugar na Região Metropolitana de Salvador ficou a pequena ilha de Madre de Deus, ocupando a 24ª posição no Brasil. Em 2º lugar ficou Pojuca (36ª posição nacional), seguido por São Francisco do Conde (96ª), Candeias (113ª), Camaçari (118ª), São Sebastião do Passé (125ª), Salvador (154ª), Lauro de Freitas (161ª), Simões Filho (192ª), Dias D’Ávila (210ª), Mata de São João (214ª), Vera Cruz (240ª) e Itaparica (241ª). Confira a lista completa clicando aqui.

Este índice de bem-estar desta pesquisa não tem valor oficial. Recentemente, foi divulgado o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o qual tem valor oficial e é conferido pela ONU (Organizações das Nações Unidas), através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). No ranking do IDH, Pojuca apareceu na 30ª posição no ranking estadual e na 2.759ª posição no ranking nacional. Enquanto Catu surgiu na 18ª posição estadual e na 2.503ª nacional. Já Madre de Deus ficou na 7ª posição estadual e na 1.665ª nacional. Salvador liderou no estado e nacionalmente ficou na posição 383ª. Confira mais sobre o ranking do IDH clicando aqui.
 
fonte -  http://www.expressocatuense.com/2013/08/pojuca-aparece-em-2-lugar-em-ranking-de.html

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem