Nesta terça, 02 de abril o blog registrou a sessão da Câmara Municipal de Inhambupe. Com casa cheia, viam-se pessoas ansiosas e esperançosas com o futuro do município e com o que o Poder Legislativo tinha a oferecer aos cidadãos. 

Como sempre alguns vereadores são destaque e sempre usam a tribuna. Nesta sessão o vereador José Uelson, líder do PT, usou um discurso intelectualizado, destacando questões étnicas e socias no convívio da sociedade. Após seu breve e belíssimo discurso, foi bastante aplaudido.

Em seguida, o vereador Jeovan Vieira em sua fala deixou bem claro a preocupação com a segurança do município. Citou várias passagens de casos de furtos, arrombamentos, pontos de tráficos... Citou exemplos de pessoas conhecidas que passaram por situações difíceis devido elementos mal intencionados que circulam pelas ruas da cidade. O vereador deixou bem claro que este panorama vem há décadas e pediu que os poderes legislativo, Executivo e Judiciário se unam em prol da segurança da sociedade Inhambupense.

No ponto de vista do blog, o discurso de Jeovan Vieira, foi claro, objetivo e menos agressivo para com as autoridades. Ficou expressada que sua preocupação é a segurança do cidadão.

Na sequência, a plateia, a mesa, a situação e oposição registrou bem atentos o discurso do vereador Dr. Miguel. Em suas palavras claras e críticas, o vereador disse que seria interessante à convocação da Secretaria de Educação para explicar o porquê do descaso da continuidade da segunda etapa do curso pró-letramento, o curso beneficiaria professores do município. Criticou com base em provas o sistema do bolsa família municipal. Disse: “em 2012 o bolsa família deixou 500 famílias cadastradas e hoje não a nenhum registro de famílias cadastradas. Estagnou! Seria interessante convocar a Secretaria de Assistência Social para dá esclarecimento ao povo e a esta casa.” E ainda referente a esta secretaria, o vereador citou a distribuição do peixe. Disse que alguns peixe, segundo pessoas, estariam podres.  Evidenciou que em 2012 foram distribuído 16 toneladas de peixes para a população, e este ano o peixe foi apenas para atender aos cadastrados da bolsa família, que precisam menos dos que não tem nem a bolsa família.

Dando continuidade em sua fala, o vereador disse que as aulas começaram no verbo, pois na pratica não! “não há se quer licitação do transporte escolar para levar os estudantes, desde já como os mesmo irão às alas? A pé?!”

Entre as críticas: a ausência dos agentes de endemias, lixo e outros... O vereador resumiu dizendo que Inhambupe está igual à Inglaterra: tem Presidente, mas quem manda é o primeiro-ministro!

O blog entrou em contato com a Secretária de Assistência Social, Divonete Santana, e perguntou qual a posição da secretaria sobre as colocações do vereador Dr. Miguel sobre a questão do peixe e do bolsa família municipal. “Em relação ao peixe, a empresa mercado Modelo, que é uma empresa séria,  nos forneceu o peixe dentro dos padrões de higiene e como devem ser tratados alimentos perecíveis. Nenhuma pessoa compareceu a esta secretaria nem a empresa para registrar ou reclamar que tenha havido ou recebido peixe estragado ou podre como dizem por aí, e se tivesse ocorrido, a secretaria teria entrado em contato com a empresa para trocar o peixe ou lote, disse a secretária.

Sobre o bolsa família municipal, a secretaria foi bem clara: disse que desde novembro o bolsa família municipal está parado! A Prefeitura e a secretaria tem interesse e vão continuar com o bolsa e breve haverá um recadastramento para que todos e novas famílias sejam atendidas. A secretaria de Assistência Social está à disposição da sociedade para esclarecer estas dúvidas.

Da redação,
Blog Ronaldo leite, sempre informando!


Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem