O ex-prefeito de Esplanada José Aldemir da Cruz, estava com boas perspectivas quando decidiu construir em 2002 o Cristo de Esplanada, mas não podia imaginar que a homenagem da sua gestão aos frades Capuchinhos seria esquecido não só pelas seguintes administrações, mas também pela população e os imaginados turistas.
Prestes a completar 10 anos o maior monumento religioso do Estado, uma obra com 29 metros de altura que fica na praça do município, anda esquecido e por que não dizer abandonado. A execução desse monumento teve início em Novembro de 2002 e sua inauguração foi em Outubro de 2003, mês em que o município prestou homenagem aos Capuchinhos pelo centenário de colaboração a este município.
O monumento foi confeccionado em partes, no atelier do artista plástico Félix Sampaio em Salvador - BA, e transportado ao município por carretas. A montagem teve duração de oito dias e foi usado um guindaste com elevação de 50 toneladas. Sua inauguração teve a participação do Padre Antônio Maria, Padres Capuchinhos, governo municipal, estadual e senadores e imprensa baiana.
Clicar abaixo e continua lendo
O monumento que já foi cenário para denúncias relacionadas ao uso de drogas, rapel, entre outras façanhas, vive sem atividade próximo ao centro da cidade. Nos primeiros anos de inaugurado, ainda durante o governo de Aldemir, recebia manutenções periódicas, era aberto ao público e ainda chegou ter um projeto que visava levar o monumento ao conhecimento dos baianos através de plano de mídia que deveria atrair os turistas para a cidade.
A construção recebeu o aval da prefeitura municipal na gestão do prefeito José Aldemir da Cruz, foi construído para homenagear aos Capuchinhos pelo centenário ,e partindo dessa teoria até podemos esquecer que o monumento foi construído para se tornar ponto turístico.
Mas ficava na época evidente que essa homenagem aos capuchinhos não era o único objetivo daquela inauguração,havia sim o desejo de se unir o útil ao agradável,ou seja homenagear e a médio prazo fortalecer a economia através da presença dos possíveis curiosos de outros municípios e até mesmo de outros estados para conhecer o "nosso Cristo",tornando-se dessa forma ponto turístico .Mas até hoje não há dados que comprovem que o aumento de visitas á Esplanada em determinadas datas do ano se devam a presença do monumento.
Em Outubro de 2013 o monumento do cristo comemora 08 anos de sua existência.Mas essa grande promessa de turismo para Esplanada não decolou.Talvez tenha faltado maior publicidade,mais interesse em querer promove-lo regionalmente.
As expectativas para o mesmo teoricamente não são as melhores, o obra construída na administração de Aldemir já foi sendo aos poucos esquecida na administração do seu sucessor Diolando Batista e possivelmente valorizar a obra e trabalhar na ideia de torna-lo um dos principais atrativos da cidade não é uma das prioridades do atual prefeito que já demonstrou maior interesse em investir no Baixio explorando o potencial turístico da região praiana.
Acredita-se que o monumento vai continuar sendo por alguns anos um mero telespectador do esperado desenvolvimento da cidade e quem sabe em algum momento seja visto com bons olhos principalmente por boa parte da população que ainda não conseguiu identificar na obra um desenvolvedor de turismo principalmente nos períodos festivos.
Esta semana, o portal foi informado por cidadãos que um grupo de pessoas já está se organizando e pretendem realizar uma festa independente para comemorar os 10 anos da obra, que é acompanhada de uma praça pavimentada com quiosques , parque infantil (desativado), entre outros singelos atributos.
fONTE - http://esplanadanews.com.br/portal/noticia.php?id=4792