O blog presta homenagem a todos os técnicos agrícolas de Inhambupe, em especial aos amigos: Luis Orlando, Mauricio Nunes e Anderson pontes.
Profissionais Técnicos Agrícolas comemoram no dia 5 de novembro o Dia Nacional do Técnico Agrícola. Estes profissionais são habilitados em Escolas Agrícolas autorizadas e o exercício da profissão se dá através da Lei Federal nº. 5.524/68 e seus Decretos Regulamentadores nºs 90.922/85 e 4.560/2002, os quais dispõem as atribuições da Categoria, garantindo
responsabilidade Técnica por Empresas de Consultoria Agropecuária, Topografia e Comércio de Agrotóxicos, além de Projetos Agropecuários, Projetos de Crédito Rural, Seguro Agrícola, Pareceres Técnicos, Assistência Técnica, CFO (Certificado Fitossanitário de Origem), Laudos de Licenciamento Ambiental, Transformação Agroindustrial, Agricultura, Receitas Agrícolas, Fiscalizações Agropecuárias e Ajardinamento, dentre outros.
A profissão de Técnico Agrícola completa 100 anos em 2010, pois sua formação escolar data de 1910 na primeira Escola do Brasil, na cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul.
Atualmente o profissional Técnico Agrícola possui muitas modalidades profissionais, entre elas o Técnico Agrícola em Agricultura, Técnico Agrícola em Pecuária, Técnico Agrícola em Agropecuária, Técnico Agrícola em Floresta, Técnico Agrícola em Pesca, Técnico Agrícola em Enologia e Agroecologia, todos formados em Colégios Agrícola, da rede Estadual e Federal de Ensino.
Portanto, os Técnicos Agrícolas são profissionais de grande importância na produção de alimentos com qualidade, garantindo proteção ao meio ambiente e contribuindo por segurança alimentar a toda a população.