| foto - google |
O clima no município de Inhambupe, está preocupando a todos. Seja nas ruas, com várias ofensas morais e violência através de gestos, ou mesmo nas redes sociais como o Facebook.
Nas redes sociais as agressões são, em grande parte, partidas de pessoas que criam perfis falsos (Fakes) com único objetivo de atacar e difamar outras pessoas e até empresas privadas, em detrimento de suas convicções políticas.
Já em outros casos, as pessoas se sujeitam a atacar e difamar de forma dura umas as outras, com seus nomes reais, não temendo quaisquer conseqüências judiciais, com palavras de baixo calão e também promovendo o chamado bullying.
JUSTIÇA
Os cidadãos que sentirem-se ofendidos por postagens em rede sociais podem formalizar denúncia no Ministério Público e também prestar queixa na Delegacia.
Vários casos no Brasil já foram registrados, de pessoas que obtiveram liminar na Justiça, determinando ao Facebook a imediata exclusão de postagem ofensiva e injuriosa. Se não retirar o conteúdo, a rede social pode "responder solidariamente com o autor direto do dano, em virtude da omissão praticada", pagando multa caso não obedeça.
Os autores da calúnia e difamação também poderão responder um processo criminal.
O Superior Tribunal de Justiça determinou que mensagens publicadas em redes sociais como o Facebook ou o Twitter, consideradas ofensivas ou impróprias pelos usuários, terão de ser retiradas do ar em até 24 horas após serem denunciadas e os responsáveis deverão ser punidos.
- texto adaptado do original, tirado do site http://itapicurunoticias.blogspot.com.br/