Reveleado o mistério do salto das pulgas

O segredo da incrível habilidade de salto da pulga foi revelado por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que usaram um vídeo em alta velocidade para capturar o inseto na hora de decolar.

Evidências da filmagem de 51 saltos dados por dez pulgas mostraram que elas usaram as patas e não seus joelhos para saltar, como cientistas tinham sugerido antes.

A informação foi revelada nesta quintra-feira (10) pelo jornal britânico

O vídeo revela que a pulga se joga para o ar liberando a energia armazenada no tórax, por meio de uma parte das pernas, que, por sua vez, empurram suas patas para baixo.

Essa liberação explosiva de energia impulsiona a pulga para cima a uma velocidade de 6,84 km/h. Esses insetos, que pesam menos de um grama, dão saltos que chegam a 30 cm de altura.

Cientistas têm debatido detalhes sobre o salto da pulga desde 1967, quando Henry Bennet-Clark, um zoólogo da Universidade de Oxford, também no Reino Unido, descobriu que os animais saltam ao liberar energia armazenada em uma espécie de almofada feita de uma proteína elástica resilina.

Os biólogos de Cambridge, Malcolm Burrows e Gregory

Sutton, decidiram estudar as capacidades aéreas das pulgas depois de cruzar com pulgas-ouriço.


Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem