Sistema caseiro de modelagem 3D será exibido na Campus Party 2011
Visitantes poderão testar a novidade, que funciona em PCs comuns


Imagine a seguinte cena: você, diante da tela do computador, resolve desenhar um objeto ou personagem. Depois de trabalhar algum tempo, ainda não satisfeito com o resultado, você resolve puxar o objeto para fora da tela e ajeitá-lo com suas mãos, modelando-o em três dimensões, em pleno ar.
Ficção científica? Nada disso. É exatamente assim que funciona o sistema de software 3D Leonar3do, criado pela empresa húngara 3D For All, com sede em Budapeste. O Leonar3do será demonstrado pela primeira vez no Brasil durante a Campus Party, em janeiro, em São Paulo, e seu intuito é tornar a experiência de modelagem 3D e realidade virtual o mais próximo possível da computação doméstica.
— O sistema foi criado no meio acadêmico, e em eventos tem sido confinado ao pessoal da pesquisa, mas na Campus Party os visitantes adoram interagir com as coisas, por isso vamos colocar o Leonar3do no Campus Futuro, no meio da exposição, e deixar todos experimentarem — conta Mário Teza, diretor geral do evento.


Mouse em forma de pássaro permite efeito especial
O principal segredo do sistema húngaro é uma espécie de mouse em forma de pássaro que permite ao usuário puxar do PC formas diversas e modelá- las como se estivessem no ar, bem na sua frente. Para isso é preciso usar uma controladora especial com sensoresconectados ao monitor e óculos para 3D, mas o resto dos requisitos é de uma simplicidade gritante. O sistema pode ser Windows XP, Vista ou 7. A memória, 2GB. O processador, um Intel Core 2 Duo ou um AMD Athlon X2. A placa de vídeo deve ser, de preferência, uma NVIDIA série 8 ou uma ATI HD série 2400, e o espaço livre no HD, pelo menos 500MB. O monitor deve ser um TFT com frequência de 120Hz— A principal aplicação do Leonar3do no momento é na publicidade com modelagem de objetos 3D — diz Teza. — Mas também pode ter aplicativos em games e na medicina.
Já imaginou, por exemplo, a simulação de uma cirurgia com tecnologia tridimensional como esta?
Outras aplicações, naturalmente, são a realidade aumentada (que lida com a integração do mundo real a elementos virtuais criados por um computador), sistemas de realidade virtual, simulações da física, animação, criminalística, maquetes virtuais em arquitetura e engenharia, estudos geológicos e arqueológicos, e por aí vai.
— Pode ser uma grande ferramenta para o ensino e a capacitação — explica Teza. Ainda de acordo com Teza, que prevê uma grande demanda dos campuseiros para experimentar o sistema, haverá técnicos da própria empresa 3D For All e da Campus Party para orientar o “hands on”, que deve durar aproximadamente dez minutos por pessoa.
Preço ainda é salgado para padrões brasileiros
Embora seja projetado para trabalhar com PCs comuns, o preço unitário do sistema não é barato: 750 euros — cerca de R$ 1.665. Para ver uma demonstração do sistema, vale ver este vídeo no YouTube:
. Agora, preste atenção: o vídeo é uma montagem, pois só quem vê
realmente o objeto 3D à sua frente é o usuário com os óculos 3D. A qualquer outro observador, sem óculos, parecerá que a pessoa está gesticulando no ar.

Fonte - http://sergyovitro.blogspot.com/2010/12/sistema-caseiro-de-modelagem-3d-sera.html

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem