O candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, cumprimentou com beijo a candidata do PT Dilma Rousseff na entrada do palco para o debate Folha/UOL dos presidenciáveis. Os afagos do tucano para a petista acabaram por aí. O evento marcou a subida de tom da campanha do PSDB. Tanto foi assim que a terceira candidata, Marina Silva (PV), classificou como “pugilato” o que estava vendo entre os outros dois oponentes.

Nos intervalos do debate, Serra se distanciava de Dilma e, entre cochichos, recebia as instruções de seus assessores.

No fim do terceiro bloco até ligou para Verônica, sua filha, para saber como estava se saindo em um papel mais ríspido do que sua linha anterior na corrida presidencial. Ele fez esse mesmo questionamento a uma de suas assessoras, Paula de Santa Maria. “Ele sempre me pergunta como está”, disse ela.

Serra chamou Dilma de “ingrata” em relação ao governo de Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco, que iniciaram o Plano Real. Ainda acusou a petista de copiar suas propostas. E também ironizou: “Algum assessor seu te passou isso”, querendo reforçar a imagem de que a candidata foi forjada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Quando introduziu o tema dos impostos em uma pergunta sua, aproveitou a réplica para dizer que Dilma só olha para trás. “Seu espelho retrovisor é tão grande. Maior que seu para-brisa”, sentenciou depois de acusações mútuas sobre aumento de tributos. Dois blocos mais tarde, ele voltou ao tema e acusou a rival de “não responder” e “fingir que não ouviu” suas críticas.


Em outra passagem, replicou “é falso, isso é mentira” após resposta de Dilma sobre a falta de construção de escolas técnicas pela União estar vinculada a uma lei. Em seguida, associou o vazamento da prova do Enem e depois dos dados cadastrais dos estudantes com o vazamento de sigilo bancário de Eduardo Jorge, vice-presidente nacional do PSDB, em uma clara mudança de tom.
(...)

Fonte - http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/08/18/serra-parte-para-o-ataque-em-debate-consulta-filha-sobre-papel-mais-agressivo-e-enfrenta-protesto.jhtm

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem