Em 19 de outubro de 1913, nascia, no Rio de Janeiro, Vinícius de Moraes. Além de diplomata de carreira, foi responsável por uma vasta obra que passou pela literatura, pelo teatro, pelo cinema e pela música. Neste campo, teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos Lyra.

O ano de 1958 marcaria o início de um dos movimentos mais importantes da música brasileira, a Bossa Nova. A pedra fundamental do movimento veio com o álbum "Canção do Amor Demais", gravado pela cantora Elizeth Cardoso. Todas as faixas foram compostas por Antônio Carlos Jobim com letra de Vinicius de Moraes, com exceção das faixas 2 e 9, compostas apenas por Vinicius.

O álbum contou com a participação de um jovem violonista, que com seu inovador modo de tocar o violão, caracterizado por uma nova batida, marcaria definitivamente a bossa nova e a tornaria famosa no mundo inteiro a partir dali. O nome deste violonista é João Gilberto. A importância do disco "Canção do Amor Demais" é tamanha que ele é tido como referência por muitos artistas como Chico Buarque e Caetano Veloso.

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem