
Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.
Os custos do software são um obstáculo de monta à segurança online de famílias, escolas e comunidades em geral, e de crianças e jovens em particular. Daí a relevância que assume a comemoração, no próximo dia 10 de Setembro de 2009. Dia do Software Livre, que se celebra pela sexta vez.
Perceber que o custo do software é um obstáculo de monta à segurança é fácil de constatar. Senão vejamos. Aos custos do hardware - computador, monitor, impressora, scanner, etc - e do software básico - sistema operativo, processador de texto, folha de cálculo, etc. - temos de acrescentar os custos do software de segurança - Firewall, Anti-Vírus, Anti-Spyware, Anti-Spam, Anti-PopUp, Anti-Phishing, etc. - para já não falar de software de controlo parental, filtragem, monitorização, etc.. Some-se tudo isto e facilmente se percebe como o custo do software é

simbolo do Linux