Atentado terrorista em Nova York derruba Torres Gêmeas


Não foram poucos os que imaginaram que o dia 11 de Setembro de 2001 marcaria o início de mais uma guerra mundial. Pela primeira vez em sua história, o território norte-americano foi atacado por estrangeiros. Foi o mais ousado atentado terrorista da história. Terroristas da organização Al-Qaeda, liderada por Osama Bin-Laden, sequestraram quatro jatos comerciais para iniciar uma série de ataques suicidas contra alvos nos Estados Unidos. Um dos aviões atingiu o Pentágono, o comando das Forças Armadas americanas no Condado de Arlington, na Virgínia. Outro, que se dirigiria para o Capitólio, sede do Legislativo, foi abatido no ar ou caiu por conta da reação dos passageiros. Mas o atentado que ficou para sempre na memória do mundo foi o que demoliu as Torres Gêmeas do World Trade Center, um dos edifícios mais altos do mundo, marco de Manhattan, no centro de Nova York, causando a morte de 3,2 mil pessoas e o desaparecimento de outras 24. Em um único ataque, os terroristas causaram mais mortes do que no bombardeio da base naval de Pearl Harbor, no Pacífico, que colocou os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Naquela ocasião, morreram 2,4 mil militares americanos.
O choque do atentato terrorista foi multiplicado pelo fato de que toda a ação pôde ser transmitida ao vivo por todas as TVs do Mundo. O primeiro avião, um Boeing 767-223 da American Airlines, colidiu com a Torre Norte do World Trade Center às 8h46. Num primeiro momento, pensou-se num trágico acidente, que deslocou para o local a imprensa e curiosos. Tudo ficou claro quando o segundo avião, um Boeing 767-222 da Unitede Airlines bateu na Torre Sul alguns minutos depois, às 9h02. Não havia mais dúvida de que os Estados Unidos estavam sendo atacados. Ainda mais quando, às 9h37, o terceiro avião, um Boeing 757-223 da American Airlines, caiu no Pentágono. Às 10h06, o quarto avião, o Boeing 757-222 da United Airlines, caiu num campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia. A violência dos dois atentados foi tal que as duas torres caíram totalmente. Outros 25 edifícios nos arredores também sofreram danos.
O mundo nunca mais foi o mesmo após o atentado de 11 de Setembro. Os países do Primeiro Mundo tornaram-se muito mais hostis com pessoas dos países do Terceiro Mundo. O medo gerou preconceitos inexplicáveis, gerando casos incompreensíveis como o assassinato do brasileiro Jean Charles em Londres. Mesmo constrangimentos sofridos por brasileiros e outros povos do Terceiro Mundo, como o sofrido recentemente pela senadora Patrícia Saboya em Roma, estão relacionados com o sentimento que se instalou após os atentados de 11 de Setembro.

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem