O senador americano Ted Kennedy, 77, que morreu na noite desta terça-feira, era integrante da família Kennedy. Uma das mais poderosas dos Estados Unidos, a família tem sua trajetória marcada por uma série de tragédias há algumas décadas.




A mais famosa das mortes da família foi a do presidente americano John Fitzgerald Kennedy (1961-1963), em 22 de novembro de 1963. Ele era irmão de Ted Kennedy e foi assassinado com um tiro durante um desfile na cidade de Dallas (Texas). Segundo a investigação oficial, o principal suspeito, Lee Oswald, agiu sozinho no crime.






No entanto, 45 anos depois, esta conclusão não satisfaz a maioria dos americanos, que dizem acreditar na tese de um complô. O assassinato de Oswald por Jack Ruby, dono de uma boate ligada à máfia, dois dias depois do crime, deu sustentação às teorias conspiratórias.
Três meses antes de ser assassinado, John Kennedy já tinha visto seu filho Patrick Kennedy, nascido prematuro, morrer seis semanas depois de nascer.

Dois irmãos de John Fitzgerald Kennedy morreram em acidentes aéreos antes dele ser assassinado. O primeiro foi Joseph P. Kennedy Jr., em 1944. Ele sofreu o acidente enquanto sobrevoava o Canal da Mancha durante a Segunda Guerra Mundial. Quatro anos depois foi a vez de Kathleen Kennedy, em acidente na França.

Outro irmão de Ted Kennedy, Robert Kennedy, foi assassinado em junho de 1968 em Los Angeles. Robert tinha 42 anos e tinha acabado de vencer as primárias do Partido Democrata na Califórnia e era um dos favoritos para as eleições presidenciais daquele ano.
Em 1984, ocorreu mais uma morte dentro da família que mereceu destaque. David Kennedy, filho de Robert Kennedy, foi encontrado em um hotel em Palm Beach (Florida), e depois foi constatada a morte por overdose de drogas. Ele tinha 28 anos.






Treze anos depois, outro filho de Robert, Michael Kennedy, sofreu um acidente fatal aos 37 anos quando esquiava em Aspen (Colorado), a mais conhecida estação para a prática do esporte nos Estados Unidos.
A última grande tragédia da família ocorreu em 1999. John Kennedy Jr., filho de John Fitzgerald Kennedy, sofreu um acidente fatal de avião no litoral de Massachusetts. Sua esposa, Carolyn Bessette Kennedy, e a cunhada, Lauren Bessette, também morreram na ocasião.

Outras tragédias

Além das mortes, a família Kennedy já passou por outras tragédias, que passam por acidentes graves e condenações pela Justiça.
O próprio Ted Kennedy já havia sobrevivido a dois acidentes graves. O primeiro foi de avião, em 1964, e o outro de automóvel, em 1969. Nos dois casos, pessoas que acompanhavam Ted morreram. E, em maio do ano passado, foi constatado que o senador possuía um tumor maligno no cérebro.
O câncer já havia atingido um dos filhos de Ted, Edward Kennedy Jr. Em 1973, quando tinha apenas 11 anos, ele teve a perna direita amputada por causa de um tumor.

1 Comentários

Jose Nonato disse…
Eu me lembro muito bem do assassinato do Presidente John FitzGerard Kennedy tinha seis anos de idade o meu pai era presidente de um clube na epoca ele sempre passava o documentario no cinema todas as noites assistia escondido porque era improprio para crianças.E de nao acreditar parece um pessadelo ate agora vejo nos jornais e nas emissoras de televisao catastrofes com a familia Kennedy.
Postagem Anterior Próxima Postagem