Por Ronaldo Leite - O atendimento interno das agências bancárias de Inhambupe - [Sicoob, Caixa, Banco do Brasil e Bradesco ] e de outros município, está suspenso desde o dia (11) com a paralisação dos vigilantes, que cruzaram os braços  na segunda-feira (10) após uma assembleia coletiva e depois de muitas tentativas de reajuste salarial. 

As agências não atendem ao público em seu quarto dia útil e estão impedindo que os clientes façam transações bancárias ou serviços envolvendo dinheiro. 

De acordo com o Sindivigilantes, entre as reivindicações estão a falta de uma convenção coletiva de reajuste salarial (a última ocorreu em fevereiro de 2018); perda salarial acumulada diante da inflação. Eles argumentam também que sem uma convenção coletiva os profissionais ficam desprotegidos, inseguros e com riscos de vida.

Comunicado / Agência Caixa / Inhambupe
Uma liminar do Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região (TRT-5) determina que 50% dos vigilantes que atuam em setores com atividades consideradas essenciais para a população volte ao trabalho durante greve da categoria que começou há três dias.

A decisão, que saiu na quarta-feira (11), foi da desembargadora Dalila Nascimento Andrade depois de entender que a paralisação total do efetivo tem interferido na rotina da população, uma vez em que atividades como as perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram suspensas.

Por isso, a decisão determina que 50% dos vigilantes que trabalha em agências bancária, no INSS, volte ao trabalho. Já para as outras atividades, a decisão é de que seja mantido um efetivo de 30% dos profissionais.
Além disso, a liminar pede para que os grevistas fiquem a 10 metros de distância da entrada das empresas, evitando assim interferências no direito de ir e vir dos outros trabalhadores.

A decisão do TRT determina ainda que, em caso de descumprimento das medidas, o Sindicato dos Empregados de Empresas de Segurança e Vigilância do Estado (Sindivigilantes) pague uma multa diária de R$ 20 mil. Com informações do G1

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem