O coordenador da Central de Análise da Gerência Executiva do INSS em Salvador, Leandro dos Campos Alves, ressalta que a média de 150 dias não significa a inexistência de processos mais demorados. "Temos concessões automáticas, nas quais a pessoa dá entrada e o benefício sai no mesmo dia, então nesses casos o prazo que vai ser usado na média é de um dia", detalha. Alves afirma que o período atual está sendo dedicado exatamente aos processos de outubro e novembro.

De acordo com o coordenador, cerca de 50 mil requerimentos estão em espera na região de abrangência de Salvador, que soma a capital baiana e os municípios de Camaçari, Santo Amaro, Alagoinhas, Esplanada, Lauro de Freitas, Catu, Dias D'Ávila, Mata de São João, Pojuca, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Olindina.

Para todo o estado, a soma dos três benefícios mais demandados pela população chega a 100 mil pedidos em aberto. Alves explica que no âmbito estadual, o tempo médio de concessão é de 80 dias e que os líderes em número de requerimentos são as aposentadorias, especialmente por tempo de contribuição, pensões e os benefícios assistenciais.

Na avaliação do coordenador da Central de Análise da Gerência Executiva do INSS em Salvador, Leandro dos Campos Alves, dois fatores são preponderantes para o acúmulo de requerimentos sem resposta na Bahia e em todo Brasil.

O primeiro ponto citado por Alves é a expansão da presença digital do órgão, o que facilita o pedido dos benefícios por não exigir que os usuários de desloquem sempre até as agências do órgão. O segundo fator é a possibilidade de mudanças no sistema previdenciário, o que tem gerado pressa entres o que reúnem as condições para requerer aposentadoria. 

Questionado sobre o impacto da diminuição do quadro de funcionários, o coordenador se limita a confirmar que a redução ocorreu no início do ano. Procurado para comentar os cortes, o SindPrev/Bahia não deu retorno até o fechamento dessa reportagem.

Alves enfatiza os mutirões que têm sido realizados para agilizar a análise dos pedidos e acrescenta que, na última semana, servidores que atuam em outros setores, tidos como “área meio” passaram por capacitação para fazer atividade-fim, que é exatamente analisar os requerimentos. 

Atualmente, os usuários contam com 20 serviços que podem ser realizados remotamente, via Meu INSS (site ou aplicativo) e o telefone 135, mas segundo o coordenador, até o final de junho outros 90 serviços serão oferecidos dessa forma. “Quanto mais tiramos servidores dessa parte de serviços, mais eles podem ser deslocados para a concessão de benefício”, defende. 

Central
Em nota da Direção Central do INSS, o órgão afirma que “tem feito um esforço concentrado para agilizar a análise dos requerimentos e o reconhecimento de direitos” e que forças-tarefas têm sido montadas nas cinco superintendências, que englobam todas as regiões do país, para análise dos processos em tempo integral. Conforme o texto, as medidas já “resultaram na queda de 22% do tempo médio de resposta ao segurado”.| Informações do no atarde - ver aqui 

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