Por Ronaldo Leite / RL News  - Na tarde desta terça-feira (5), o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Inhambupe - Sindserpi, Rutinaldo Osmundo (Rato), agitou as redes sociais com seus inúmeros áudios.

Conhecido por ter um temperamento forte, Rato, como é conhecido popularmente, se expressou de forma insatisfatória ao ter conhecimento, no seu ponto de vista, de que o Colégio Estadual Mário Costa Filho seria municipalizado.

Segundo o sindicalista em seus áudios, ele fala como pai, pois sua filha estuda na unidade de ensino.

De forma veemente, Rato disparou contra O poder executivo, legislativo, Seduc... foi um “tiroteio de palavras” enfurecido e demostrando total repúdio. Ele afirmou que a gestão municipal sabia e agiu na surdina.

pegou o Mário Costa Filho e municipalizou na surdina. Isso é sacanagem de gestão e eu vou entrar no Ministério Público.”, disse Rato enfurecido.  

Nos bastidores, políticos, a classe educacional, conselhos, sindicatos e a classe estudantil ficaram aturdidos com o corrido.

Entenda:
Em dezembro/2018, alunos dos anos 7º, 8º e 9º que estudavam no Colégio Estadual Mário Costa Filho, foram transferidos para a rede municipal sendo matriculados para iniciar o ano letivo de 2019, mas o mesmo colégio continuaria sendo do estado e, funcionando com o ensino médio e curso tecnológico. Foi uma decisão do Estado de enviar o Ensino Fundamental para o município. Mesmo sendo acatado pelos pais, a decisão não foi satisfatória.

O sindicalista Rato foi um dos que não gostou e crendo que o colégio foi municipalizado, gerou o estopim.

O RL News em contato com o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Jardiel Alarcon. Na conversa, o Secretário disse que desconhece e garantiu que a gestão municipal não tem interesse em municipalizar o colégio por vários motivos e tudo isso é mentira e um grande mal-entendido.

Quando houve a reunião para a transferência dos alunos para a rede municipal, o município deixou claro para o Estado que não tinha interesse no prédio. Há vários motivos, entre eles, a despesa enorme para manter um colégio daquele porte,” disse Jardiel.

Ainda em conversa com a redação, o Secretário falou que foi informado hoje a tarde e ficou surpreso que o Estado tenha publicado a municipalização do prédio.

Fui informado pela direção do Colégio Estadual Mário Costa Filho que o estado publicou a municipalização do prédio... já entrei em contato com o prefeito e vamos acionar a secretaria de educação do estado pra tentar reverter à situação. Essa ação foi realizada pelo estado...a secretaria municipal mantém o posicionamento de não manifestar interesse no prédio, concluiu o secretário.

Neste caso, está bem claro que a decisão foi do Estado e não do município.

Rato
O site entrou em contato com o Presidente do Sindserpi e pediu para que ele explicasse o seu entendimento.

houve um mal entendido, reconheço!. Sou pai de aluno e quando recebi a notícia, acreditei que o governo municipal tinha feito à municipalização calado. Nossos alunos não mereciam isso!, pontuou

Ainda em conversa, Rato disse que o Secretário de Educação Jadiel está de parabéns pela condução dos trabalhos na questão municipal e agora reconhece que ele nem a gestão sabiam que o Estado falhou em fazer isso com o município.  

estou aqui pra defender o servidor e os alunos se preciso. Vamos atuar para o Estado desfazer e ficar com a responsabilidade para ele”, concluiu o presidente Rato.

Segundo informações amanhã quarta-feira (6) haverá uma manifestação de estudante na Praça da Matriz.

Leia mais notícias em  RL News e siga nossa página no FacebookTwitter e G+
RL News, você vê primeiro aqui! 

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem